Considerada favorita à disputa de sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, Oslo, na Noruega, retirou a candidatura na última quinta-feira alegando altos custos
do evento e falta de apoio popular. Não foram apenas esses fatores que contaram na decisão dos Partidos Progressista e Conservador, no entanto. De acordo com o jornal local VG, uma lista de exigências consideradas bizarras feita pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) também contribuiu.
Entre os pedidos mais absurdos está o de que membros da entidade sejam recebidos com sorrisos quando chegarem aos hotéis credenciados. Além disso, os bares dos mesmos hotéis deveriam funcionar até mais tarde do que o comum, a recepção nos quartos deveria conter frutas e bolos, e os frigobars teriam de estar abastecidos com produtos da Coca Cola.
Até a realeza foi incluída na lista do COI: um encontro deveria ser marcado entre a cúpula da entidade e o Rei Haroldo V antes do início da Olimpíada, no qual as bebidas deveriam ser pagas pelo Comitê Olímpico Norueguês ou pela própria Casa Real. A exigência de bebidas alcólicas aparece também nas cerimônias de abertura e encerramento, com bar completo à disposição, e o pedido de cerveja e vinho no restante dos dias de competição.
O COI pediu, ainda, faixas exclusivas para evitar trânsito para atletas, delegados, árbitros e imprensa, medida já colocada em prática com sucesso nos Jogos Olímpicos de Londres. De acordo com a publicação, os pedidos foram confirmados por fontes do governo. O COI, por sua vez, afirmou que a carta de exigências foi amplamente mal-interpretada e que alguns itens apareciam como sugestão, parte de protocolo já usado em outras edições do evento.
Com a recusa, apenas duas cidades permanecem disputando a Olimpíada de Inverno de 2022: Almaty, no Cazaquistão, e Pequim, na China. Se Oslo vencesse a briga para ser sede, garantiria a segunda edição do evento na Noruega, já que Lillehammer recebeu os Jogos em 1994.
Fonte: Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!