O CAR é um instrumento do Ministério do Meio Ambiente que pretende cadastrar mais de 5,2 milhões de imóveis rurais em todo o Brasil. Para o produtor, os benefícios da regularização são a comprovação de regularidade ambiental, segurança jurídica para produtores rurais, acesso a crédito, acesso aos programas de regularização ambiental e instrumento para planejamento do imóvel rural. Para o governo federal, representa a consolidação de informações ambientais do território nacional.
O curso é resultado das ações de fomento e apoio à implementação da Lei nº 12.651/2012 (Novo Código Florestal), que criou o CAR. O objetivo é formar facilitadores para o cadastramento de imóveis rurais no CAR, com prioridade para o apoio aos proprietários ou posseiros rurais que tenham área de até quatro módulos fiscais e desenvolvam atividades agrossilvipastoris, conforme previsto na lei.
Segundo o diretor do Idema, Jamir Fernandes, "o desafio que inicialmente era apenas tarefa do Idema, ganhou diversos parceiros, como Faern, Fetarn e outras instituições. Hoje é mais seguro falar sobre a realização dessa tarefa, pois temos diversos aliados com o intuito único de atingir nossa meta, que é cadastrar as 65 mil propriedades rurais do Estado com até quatro módulos fiscais."
Para o representante do Serviço Florestal Brasileiro, Nilton Barcelos, essa tarefa é de suma importância aqui no RN, onde ainda não se encontra uma situação confortável em número de cadastros. "Esse curso é feito para multiplicadores de responsabilidade ambiental. Nossos aliados em fomentar o CAR significa um grande incentivo para que as pessoas estejam ambientalmente regularizadas."
Participam do curso engenheiros agrônomos, gestores ambientais, geógrafos, representantes de secretarias de vários municípios, entre outros.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!