Os consultores do Banco Mundial que estão atuando na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Projeto IDF – Fortalecimento Institucional
Estratégico – estarão presentes, de segunda (27) a quinta-feira (30), na sede da Sesap, para discussão da implantação de um Núcleo de Gestão Estratégica.
O Núcleo terá como missão a gestão e o monitoramento do desempenho do sistema de saúde do RN, com funções estratégicas como a captação de recursos e parcerias externas, a otimização do fluxo de processos relativos aos projetos, convênios e contratos, e o planejamento e gestão permanente de uma “Sala de Situação”.
No mês de abril deste ano, os consultores do Banco Mundial visitaram os diversos setores da Secretaria de Saúde e unidades hospitalares, com o objetivo de colher informações para a elaboração de um Diagnóstico de Avaliação Rápida (RAAP) e um plano de ação para a Sesap. O relatório trata das áreas de gestão de Recursos Humanos, gestão Financeira, Aquisições (compras), Gestão de Ativos e Planejamento e Processos.
De acordo com Jobson Gadelha, um dos técnicos envolvidos no projeto RN Sustentável, o diagnóstico (RAAP) foi concluído no último mês de setembro e agora a fase é de definir o desenho do Núcleo de Gestão Estratégica e qual será o perfil dos componentes desse Núcleo, que terá vinculação direta com o secretário de Saúde e com o setor de Planejamento da Sesap.
Segundo Anna Petta, coordenadora do RN Sustentável no âmbito da Sesap, o trabalho dos consultores é extremamente importante porque é o olhar de fora imerso na realidade do dia a dia da Secretaria, apontando coisas necessárias a serem implementadas.
A presença desses profissionais no Estado foi viabilizada por meio de uma doação do Banco Mundial, no valor de 700 mil dólares, destinados exclusivamente ao aprimoramento da gestão na pasta da saúde. Os recursos são apenas para consultoria. As atividades dos consultores acontecem em paralelo ao Projeto RN Sustentável, que prevê a implementação de um conjunto de ações articuladas com foco na redução das desigualdades regionais, além de apoiar ações de modernização da gestão pública.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!