A utilização de cédulas de papel na cidade de Santo Antônio, a 83 quilômetros de Natal, aconteceu após o travamento de uma urna eletrônica neste domingo (5). A
explicação foi dada pelo diretor de tecnologia do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Marcos Maia. De acordo com o TRE, o problema aconteceu depois que o primeiro eleitor votou em dois candidatos.
Com o travamento da urna, os votos restantes do eleitor seriam suspensos, mas o mesmo exigiu o direito de concluir a votação. Com isso, os mesários da seção eleitoral decidiram utilizar as cédulas para continuar a votação. A seção eleitoral tem 300 eleitores e apenas uma urna.
"O eleitor chegou a fazer uma votação parcial. Um dos mesários achou que ocorreu um problema com a urna e travou o equipamento. Foi uma precipitação. O eleitor perderia os demais votos, mas ele reclamou o direito de votar. Os mesários se reuniram e decidiram instalar a urna com cédula", explica Maia.
O presidente da comissão de apuração, Arthur Cortez, explicou que o uso da votação manual deve atrasar "um pouco" a apuração, mas nada que altere a previsão para divulgação do resultado final.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!