Com um aumento na quantidade de motos de mais de 2.000% nos últimos dezesseis anos, o Rio Grande do Norte é o quarto estado brasileiro com maior número deste
tipo de veículo em circulação e o quinto com a maior taxa de acidentes envolvendo motocicletas, segundo um estudo denominado "Mapa da Violência", produzido pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos no final de 2013.
Atrás somente do Amapá, Roraima e Pará, o Estado teve o seu maior registro de crescimento entre os anos de 1998 e 2014, com 2.101,93% de motos. A região Nordeste lidera o ranking.
Em 2011, um estudo divulgado pelo Instituto Sangari apontava Mossoró como a cidade recordista no Rio Grande do Norte tanto em quantidade de motos, como em quantidade de mortes e acidentes envolvendo o mesmo veículo.
De acordo com dados do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), até julho deste ano foram registrados 3.682 atendimentos a pacientes vítimas de acidentes envolvendo motociclistas. O número representa 74,79% do total de atendimentos a colisões de trânsito no período de janeiro a julho.
Números do balanço divulgado no mês passado ainda revelam um aumento de 23,87% nos atendimentos de acidentes envolvendo motos. Em todos os meses, os acidentes de motos representam a maioria dos acidentes socorridos pelo hospital. Em julho, por exemplo, 74,24% dos 768 atendimentos envolvem colisões com motociclistas, o que representa 570 atendimentos.
Mossoró e Natal receberão workshop sobre proteção do motociclista
Uma empresa paranaense especializada na área motocicletas realizará na próxima terça-feira (16) um workshop abordando questão da segurança para pilotos.
"O perfil do motociclista mudou muito nos últimos anos. Antes, ele comprava somente capa de chuva e capacete. Hoje, ele já pensa mais na proteção e investe em acessórios. Procuramos mostrar a importância da utilização de itens que protegem os pilotos na hora da queda e evitam implicações na pele, como queimaduras", afirma Ricardo Theiss, palestrante da empresa.
Ainda segundo ele, cerca de 35% das sequelas ocasionadas por acidentes com motos podem ser evitadas com o uso de equipamentos como calças e jaquetas especiais, além de luvas e botas. A palestra é aberta ao público e gratuita.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!