Páginas

sábado, setembro 27, 2014

RN celebra Dia Nacional de Doação de Órgãos com 'Caminhada pela Vida'

Serviço da Susam teve início nesta nesta quarta-feira (8) em Manaus (Foto: Divulgação/Susam)A Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, realiza na manhã deste
sábado (27) a II Caminhada pela Vida. A concentração acontece a partir das 7h, com saída às 7h30 do campus central do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), que fica na Avenida Senador Salgado Filho.
A caminhada, que vai até o Hemonorte, espera reunir transplantados, receptores de órgãos e famílias de doadores, além dos diversos segmentos da sociedade. O objetivo, além de incentivar e sensibilizar a sociedade para a importância da doação, é realizar uma confraternizarão e troca de experiências. 
Segundo a Sesap, o evento marca o encerramento das atividades desenvolvidas pela própria secretaria durante todo o mês de setembro, com realização de ciclo de palestras em instituições como faculdades, hospitais e empresas públicas e privadas. Cada participante receberá um kit de camiseta e viseira da Central de Transplantes, cuja entrega será no local da concentração.
No local de chegada da caminhada, haverá ainda a apresentação da banda de Música da Polícia Militar e uma programação de depoimentos de transplantados, receptores e famílias de doadores.
Segundo Patrícia Suerda, subcoordenadora da Central de Transplantes, o Rio Grande do Norte teve, no ano passado, um índice de recusa familiar superior a 60%. “Ou seja, de cada 100 famílias consultadas sobre a doação de órgãos do ente querido, 60 responderam não”, ressalta. “Por isso, nosso intuito é dar ciência de como acontece o processo, porque acreditamos que muitas famílias não autorizam a doação por simples desconhecimento, bem como por mito ou tabu sobre a doação de órgãos”, acrescenta.
14,5 doadores para cada 1 milhão de habitantes
Dados da Central de Transplantes do Rio Grande do Norte revelam que o estado registrou, até o primeiro semestre deste ano, uma média de 14,5 doadores efetivos para cada grupo de 1 milhão de pessoas - número acima da média nacional que, no mesmo período, registrou uma média de 13,5 doadores efetivos. Em relação ao ano de 2013, a média do RN foi de 13,9 doadores para cada 1 milhão.
Outro número, que segundo a Central de Transplantes merece destaque no RN, é o de transplantes de rim. Até agosto deste ano, foram realizados 54 transplantes, enquanto em todo o ano de 2013 foram feitos 50. “Isso porque 80% dos rins captados no estado foram transplantados aqui mesmo, o que representa uma importante evolução se compararmos ao ano de 2012, quando 50% desses órgãos foram transplantados no RN e a outra metade distribuída a outros estados do país através da Central Nacional de Transplantes (CNT)”, explicou Patrícia Suerda Maciel.

Fonte: G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!