Páginas

sexta-feira, setembro 05, 2014

Marinheiro indiano morre vítima de malária no litoral do Paraná

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Um marinheiro indiano que estava em um navio que atracou em Paranaguá, no litoral do Paraná, morreu vítima de malária na quinta-
feira (4). A causa da morte foi confirmada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que informou ainda que outro tripulante do navio foi internado com o mesmo diagnóstico. Pela manhã desta sexta-feira (5) o estado de saúde dele era considerado estável.
O navio MV Baltic Panther tem bandeira de Ilhas Marshall, na África, e atracou no Porto de Paranaguá na quarta-feira (3). De acordo com a empresa de agenciamento marítimo Brazilian Port Agents, a vítima tinha 41 anos e recebeu o primeiro atendimento da Anvisa ainda a bordo. Ele foi encaminhado para o hospital com febre e não resistiu.
A malária
A malária é transmitida principalmente pelo mosquito Anopheles. Ainda não existe uma vacina contra a doença. A melhor forma de evitá-la é o uso de mosquiteiros, porque o Anopheles costuma atacar quando anoitece. O grande desafio no tratamento da malária é justamente a duração, que varia de sete a catorze dias. Quando ele é interrompido, a doença acaba voltando ainda mais forte.

No Brasil, 90% dos casos acontecem na Amazônia. Lá, qualquer médico reconhece os sintomas, com facilidade. Mas, nas demais regiões do Brasil, o risco de uma pessoa contaminada morrer de malária é vinte vezes maior, segundo especialistas. Isso ocorre porque muitos profissionais de saúde confundem a doença com dengue ou virose, por exemplo.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!