segunda-feira, setembro 22, 2014

Game desenvolvido por estudantes de Natal combate o tráfico humano

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Seis estudantes de Natal desenvolveram games que abordam o problema do tráfico humano no Brasil e participam de
um concurso nacional. A ferramenta de desenvolvimento de games é utilizada na aula de informática do colégio onde estudam e, como as aulas de ciências estavam abordando esta temática, o conceito foi inserido no jogo educativo.

Os desenvolvedores do game têm 14 anos e estudam o 8º ano no Colégio Salesiano São José, de Natal, RN. De acordo com a coordenadora do ensino em tecnologia do colégio, a professora Neide Medeiros, os estudantes escolheram o tema tráfico humano impactados pelas ações da Campanha da Fraternidade 2014. “Sabemos que as crianças são muito atraídas pela tecnologia e pelos jogos, e ter a oportunidade de desenvolver a disciplina com essa ferramenta dentro da escola é muito produtivo”, explica.

O game dos estudantes está inscrito no Concurso Nacional Microkids, que tem a primeira etapa de avaliação nesta semana.

A criação de games faz parte do ensino da linguagem de códigos, que tem sido destaque em todo o mundo, já que facilita o processo educacional da geração digital que chega às salas de aula. Estudos comprovam os avanços no raciocínio lógico de estudantes que têm acesso a linguagem de programação.

Tráfico humano

O tráfico humano para exploração sexual é a terceira maior fonte de renda ilegal do mundo. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o lucro mundial com esse tráfico chega a 31,6 bilhões de dólares ao ano.

O Brasil é o maior exportador de crianças e mulheres para prostituição das Américas e serve como país de trânsito para aliciadas nas nações latino-americanas a caminho da Europa, Ásia e dos Estados Unidos. Organizações não governamentais, governos e instituições religiosas fazem uma força tarefa neste ano para que o assunto seja mais conhecido, combatido e denunciado.

Criação de games

Uma pesquisa realizada pelo núcleo de ensino da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) mostrou que o uso de ferramentas tecnológicas educativas melhora em 32% o rendimento dos estudantes em matemática e física em comparação aos conteúdos trabalhados de forma expositiva em sala de aula. O estudo Objetos de Aprendizagem em Sala de Aula: Recursos, Metodologias e Estratégias para a Melhora da Qualidade de Ensino foi desenvolvido durante dois anos e avaliou o desempenho de 400 alunos no interior de São Paulo.

O estudo mostrou que os alunos com menor desempenho em sala de aula obtiveram maior rendimento com o uso das ferramentas tecnológicas. Aqueles com média cinco, ou abaixo desse valor, melhoraram em 51% seu desempenho em física e matemática. Já aqueles com média acima de cinco, obtiveram um ganho médio de 13%.

Uma iniciativa mundial chamada Code.org e a ação brasileira O Ano do Código pretendem fazer com que os estudantes sejam inseridos na novidade. Personalidades como Bill Gates, Mark Zuckerberg e Obama fazem são padrinhos do projeto Code.org, que já tem 40 milhões de participantes.

Fonte: Portal JH

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