A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que a nova escala de plantão dos médicos ortopedistas do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), do mês de
agosto, reformulada em virtude da recusa da Cooperativa de Ortopedistas de Mossoró em aceitar a proposta de renovação de contrato, será cumprida por todos os médicos ortopedistas estatutários, inclusive os dois profissionais que, anunciaram pedido de demissão.
A Sesap informa que eles solicitaram à direção do hospital que desconsiderasse seus pedidos e os confirmassem, novamente, na nova escala. A direção, por sua vez, já confirmou a presença dos dois médicos na equipe de profissionais que vão cumprir a escala, de forma que o hospital terá, diariamente, um médico de plantão, inclusive nos finais de semana.
De acordo com a nova escala, os serviços de ortopedia do HRTM ficarão com um ortopedista de plantão presencial, responsável pelo acolhimento das urgências graves, estabilização, evolução dos pacientes internos que estejam aguardando procedimentos eletivos e, se necessitar de realizar cirurgias mais complexas, será realizada com um dos cirurgiões gerais do plantão.
Já o paciente, que após ser estabilizado, ainda necessitar de intervenção ortopédica de urgência será encaminhado ao Pronto Socorro Clóvis Sarinho, em Natal, onde existe um maior número de ortopedistas de plantão.
Além disso, no momento que for possível a complementação das escalas da urgência ortopédica, de modo a ficar com no mínimo dois ortopedistas de plantão, seja por novos estatutários ou contratação de profissionais via cooperativa, a escala dos ortopedistas estatutários retornará a ter horários destinados à evolução de enfermaria em separado.
Segundo a assessoria, a Sesap continuará a busca pela negociação e conciliação com as cooperativas visando melhorias na assistência a ser prestada junto à população da região Oeste.
A escala de plantões dos ortopedistas está disponibilizada no site da Sesap: www.saude.rn.gov.br, na barra "Serviços" - "Escalas de Plantão".
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!