Páginas

domingo, agosto 17, 2014

Negociações entre israelenses e palestinos são retomadas no Cairo

Palestinos sentam em apartamento destruído que viviam com suas famílias na faixa de Gaza. (Foto: ROBERTO SCHMIDT/AFP PHOTO)As negociações indiretas entre israelenses e palestinos foram retomadas neste domingo (17) no Cairo para tentar alcançar uma trégua duradoura na Faixa de Gaza,
36 horas antes da expiração de um cessar-fogo, indicou uma autoridade palestina.
As discussões começaram sem alguns dos representantes do Hamas e da Jihad Islâmica vindos de Gaza e que devem chegar no Cairo à noite, de acordo com um porta-voz do grupo islâmico que controla o enclave, Sami Abu Zuhri.
A guerra já fez, desde o início em 8 de julho de uma nova ofensiva israelense na Faixa de Gaza, pelo menos 1.980 palestinos mortos, em sua maioria civis, e 67 vítimas israelenses, incluindo três civis.
Mas as discussões, sob a mediação do Egito, resultaram em um primeiro cessar-fogo provisório, que foi estendido e que expira segunda-feira à meia-noite.
Na sede do serviço de inteligência do Cairo, onde ocorrem as negociações indiretas, os egípcios fazem o papel de mediador entre as delegações israelense e palestina que, além do Hamas e da Jihad Islâmica, também inclui o Fatah do presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.
A maior incerteza gira em torno da capacidade dos delegados palestinos e israelenses em encontrar um acordo, especialmente sobre o levantamento do bloqueio israelense e a desmilitarização da Faixa de Gaza.
De acordo com um documento consultado pela AFP, os egípcios propõem um cessar-fogo permanente e exigem novas negociações dentro de um mês.
Otimismo cauteloso
O membro da delegação palestina negociadora com Israel, Faiçal Abu Shahla, disse neste domingo à EFE que sua representação sente um cauteloso otimismo sobre a possibilidade de sucesso nas conversas indiretas com os israelenses, patrocinadas pelo Egito.
Em entrevista à imprensa, Shahla disse crer que 'o sucesso nas negociações depende das pressões sobre Israel para que deixe de lado sua intransigência e indiferença sobre as reivindicações palestinas'.
Além disso, adiantou que uma nova rodada de conversas começará hoje e irá até a manhã da segunda-feira.
'Israel ainda está tentando demonstrar que o bloqueio de Gaza era justificado e insiste em manter regiões seguras e um estreito espaço para a pesca (para os palestinos), com a possibilidade de resolver estes problemas, mas gradualmente', criticou Shahla.
No entanto, assegurou que a delegação palestina insiste em conseguir os direitos de seus cidadãos, apesar dessa intransigência.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!