Páginas

sábado, agosto 02, 2014

Filhote de baleia jubarte morre ao encalhar no litoral de Touros, no RN

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Um filhote de baleia jubarte com cinco metros de comprimentos foi encontrado morto na manhã deste sábado (2) no litoral Norte potiguar. O encalhe aconteceu na praia de
Carnaubinha, no município de Touros. Segundo o biólogo Flávio Lima, presidente do Projeto Cetácios Costa Branca, este é o terceiro filhote de jubarte morto na costa do Rio Grande do Norte em menos de duas semanas, mas o primeiro no litoral Norte.
A bióloga Daniela Pereira, da ONG Numar, esteve no local do encalhe. Ao G1, ela disse que as baleias da espécia jubarte estão no período de reprodução e o filhote deve ter morrido ao ficar preso às rochas da praia após ter se perdido da mãe. “Ele ainda tem resquícios do cordão umbilical”, acrescentou.
“Com a chegada do inverno, a jubarte deixa as regiões de águas frias (polares) e desloca-se para as águas mais quentes (tropicais e subtropicais) para acasalar e dar à luz aos filhotes, que passam de 11 a 12 meses dentro da barriga das mães. Quando nascem, medem de 3 a 5 metros e pesam entre 800 e 1.200 quilos”, acrescentou Daniela.

Baleia Jubarte foi achada na praia de Tabatinga, no litoral Sul do estado (Foto: Françoise Lima/G1)Biólogos ainda tentaram salvar a baleia que
encalhou em Tabatinga, mas o animal não resistiu
(Foto: Françoise Lima/G1)
Encalhes
No dia 23 de julho, um filhote de jubarte de quatro metros morreu ao encalhar na na praia de Tabatinga, no litoral Sul do estado. Biólogos ainda tentaram salvar o animal, mas a baleia não resistiu.
No dia 26 houve um novo encalhe envolvendo mais um filhote de jubarte. A baleia também tinha quatro metros de comprimento e foi encontrada morta na Via Costeira, em Natal.
Na ocasião, a bióloga Maurizélia Brito, chefe da Reserva Biológica do Atol das Rocas, disse que a equipe vai continuar monitorando a costa potiguar porque podem acontecer outros encalhes. Segundo ela, a temporada de reprodução das jubartes vai até o mês de novembro.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!