Um filhote de baleia jubarte com cinco metros de comprimentos foi encontrado morto na manhã deste sábado (2) no litoral Norte potiguar. O encalhe aconteceu na praia de
Carnaubinha, no município de Touros. Segundo o biólogo Flávio Lima, presidente do Projeto Cetácios Costa Branca, este é o terceiro filhote de jubarte morto na costa do Rio Grande do Norte em menos de duas semanas, mas o primeiro no litoral Norte.
A bióloga Daniela Pereira, da ONG Numar, esteve no local do encalhe. Ao G1, ela disse que as baleias da espécia jubarte estão no período de reprodução e o filhote deve ter morrido ao ficar preso às rochas da praia após ter se perdido da mãe. “Ele ainda tem resquícios do cordão umbilical”, acrescentou.
“Com a chegada do inverno, a jubarte deixa as regiões de águas frias (polares) e desloca-se para as águas mais quentes (tropicais e subtropicais) para acasalar e dar à luz aos filhotes, que passam de 11 a 12 meses dentro da barriga das mães. Quando nascem, medem de 3 a 5 metros e pesam entre 800 e 1.200 quilos”, acrescentou Daniela.
Encalhes
No dia 23 de julho, um filhote de jubarte de quatro metros morreu ao encalhar na na praia de Tabatinga, no litoral Sul do estado. Biólogos ainda tentaram salvar o animal, mas a baleia não resistiu.
No dia 26 houve um novo encalhe envolvendo mais um filhote de jubarte. A baleia também tinha quatro metros de comprimento e foi encontrada morta na Via Costeira, em Natal.
Na ocasião, a bióloga Maurizélia Brito, chefe da Reserva Biológica do Atol das Rocas, disse que a equipe vai continuar monitorando a costa potiguar porque podem acontecer outros encalhes. Segundo ela, a temporada de reprodução das jubartes vai até o mês de novembro.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!