Nesta terça-feira, 29, terá início o cadastramento facial biométrico junto aos usuários de transporte público coletivo em Mossoró. A iniciativa é da Secretaria de
Mobilidade Urbana que visa melhorar o sistema de transporte no município.
De acordo com o secretário da pasta, Charlejandro Rustayne, a implantação do mecanismo busca viabilizar equilíbrio econômico e financeiro das empresas e ainda a renovação da frota na cidade.
No primeiro momento, o serviço será específico para idosos, pessoas com deficiência e estudantes e terá a duração de um mês para esse grupo.
A biometria facial é um mecanismo de reconhecimento de face dos usuários e foi criada para evitar possíveis fraudes no sistema de transporte. Na prática, o serviço acontece quando o usuário passa pela catraca, com o cartão, e uma câmera dispara fotos que são descarregadas e depois analisadas.
A partir daí, é feito um processamento e as divergências entre a foto do titular do cartão e as imagens do passageiro são automaticamente separadas para uma segunda triagem.
Os equipamentos de biometria vão possibilitar a identificação dos usuários que utilizam a gratuidade do serviço e bloquear os cartões usados de forma indevida.
O processo de cadastramento será realizado em dois lugares. Para os idosos e pessoas com deficiência devem se dirigir a sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, localizada na Rua Felipe Camarão, 969, no bairro Aeroporto, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Já os estudantes e a população em geral o local de cadastramento é a sede do Setrans, na Avenida Cunha da Mota, 61, no Centro, em horário comercial.
Reprodução Cidade News Itaú via Defato
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!