quarta-feira, julho 02, 2014

João Dias é a 7ª cidade do RN a sair do colapso de água neste ano

João Dias passou dois anos sem abastecimento regular de água (Foto: Divulgação/Caern)A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) restabeleceu o abastecimento da cidade de João Dias, na região Oeste do estado. Com a retomada
do fornecimento de água, o município sai da situação de colapso no abastecimento, situação que perdurava há dois anos. Com o acúmulo de água gerado pelas chuvas foi possível operar os dois poços interligados que abastecem João Dias.

Em razão da falta de chuvas, houve a exaustão da água captada pelos poços que abasteciam a cidade. Foi necessário a Caern fazer o abastecimento com carros-pipa. De acordo com o gerente da Regional Pau dos Ferros, Djalma Neres, as chuvas que ocorreram no município, particularmente no mês de maio, foram preponderantes para a retomada do abastecimento.

O gerente destaca que apesar da boa notícia da retomada do abastecimento, é importante a população estar consciente sobre o uso racional da água. A economia que se faz hoje garante mais água no futuro, daí a necessidade de evitar o desperdício. “A previsão para a cidade de João Dias é de que a água acumulada seja suficiente para abastecer a população até o final do ano”, comenta Neres.

Distribuição
Para contribuir operacionalmente com a economia de água, a Caern está instalando e substituindo 300 hidrômetros em João Dias para garantir a distribuição igualitária. A companhia explica que os medidores são importantes porque favorecem o acompanhamento do consumo gerando o maior controle por parte dos usuários.

Colapso
As cidades já com serviço normalizado pela Caern este ano são Jucurutu, Ipueira, São José do Seridó, Equador, Francisco Dantas, Luís Gomes e João Dias. A empresa vem trabalhando para restabelecer o abastecimento nas cidades de São Francisco do Oeste, Pilões e Venha-Ver. Ainda estão em colapso nos municípios de Paraná, Antônio Martins e Carnaúba dos Dantas.

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!