A Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejuc) teve duas práticas deferidas para participar do Prêmio Innovare 2014. Uma delas foi a parceria com a empresa que fornece a alimentação para o sistema penitenciário, o segundo
tipo de prática é o funcionamento de uma unidade de saúde básica dentro da Penitenciária Estadual de Parnamirim, o projeto “PEP: aqui tem SUS”.
O Secretário de Justiça, Júlio César de Queiroz, recebeu na manhã desta terça-feira (22) Reginaldo Gomes, consultor do Prêmio Innovare. No encontro foram explanados com mais detalhes os projetos que estão concorrendo. Em seguida foi realizada uma visita para reconhecimento do espaço e preparo e distribuição de refeições em Alcaçuz.
O acordo com a empresa, com interveniência do Ministério Público do RN, garante que seja usado o espaço físico das unidades, bem como da mão de obra de apenados. Em contrapartida a empresa responsabiliza-se pelo pagamento da mão de obra apenada, a manutenção preventiva e corretiva, limpeza e higienização das estruturas físicas das cozinhas, bem como dos equipamentos e utensílios, além da reposição eventual desses utensílios.
“Acreditamos que a nova modalidade adotada pelo sistema penitenciário do RN quanto ao fornecimento da alimentação, tem sido bem aceita pela população carcerária, além de fomentar o aperfeiçoamento profissional e a ressocialização do apenado. Exemplo este que tem de ser divulgado e disseminado em outros estados, como propõe o Prêmio Innovare.”
Os internos também passaram por um processo de qualificação profissional, através de cursos de segurança no trabalho, manipulação e preparação de alimentos. Além disso, contam com o benefício da remição de pena. De acordo com a Lei de Execução Penal 7.210, de 11 de julho de 1984, a cada três dias de trabalho o reeducando diminui um dia em sua pena.
“O que chama atenção dessa prática é que não se trata apenas de um gasto para o governo, mas uma parte do valor pago é reinvestido no próprio sistema penitenciário.”, comentou Reginaldo Gomes.
O Prêmio
O principal objetivo do Prêmio Innovare é identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça Brasileira. As práticas selecionadas são disponibilizada no Banco de Práticas do Instituto Innovare, podendo ser consultado gratuitamente por todos os interessados no portal : www.premioinnovare.com.br.
São cerca de cinco meses de análise formal das práticas e o relatório gerado pelas visitas deve ser entregue à Comissão Julgadora (formada por 30 personalidades do ramo jurídico, como ministros, desembargadores e juízes brasileiros) no início de outubro para avaliação final. Que será divulgada em dezembro, na cerimônia de premiação no Supremo Tribunal Federal, em Brasília.
Reprodução Cidade News Itaú via Defato
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!