Páginas

quinta-feira, julho 17, 2014

Convênio entre SMS e instituições de ensino beneficia usuários do SUS

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/Um Convênio celebrado entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Setor de Desenvolvimento profissional da Educação na Saúde (SDPES), e
Instituições de Ensino Públicas, Privadas Filantrópicas e Escolas Técnicas em Saúde para a realização de Estágio Obrigatório e Não Obrigatório, beneficia o usuário do SUS com a entrega de doações de equipamentos a serem utilizados no sistema público de saúde.

O convênio possibilitou doações de diversos equipamentos à SMS. Foram oito computadores e um notebook, da Faculdade de Ciências Cultura e Extensão de RN (Facex); duas mesas auxiliares com prateleiras, dois carros de emergências (para medicamentos) e duas mesas Mayo e um otoscópio, da Universidade Potiguar (UNP); dez beliches do Centro Universitário (UNI-RN); e uma ambulância, do tipo DoBlô, da Faculdade Maurício de Nassau, que estão destinados aos serviços de saúde da secretaria.

“Essa parceria tem dado muito certo, porque o ensino–serviço fortalece a força de trabalho, com a contribuição do saber teórico da academia do alunado em consonância com a prática nos serviços do SUS”, destacou a chefe do SDPES, Nádia Rocely Souto. Para ela “essa doação contribui, por um lado, para melhorar o desempenho dos alunos e, por outro, traz celeridade e qualidade no atendimento dos usuários do SUS”.

O convênio nº 023/2012, tem a aprovação do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e objetiva a cooperação técnica e cultural entre as partes, visando proporcionar aos alunos, regularmente matriculados, a efetiva frequência nos diversos cursos técnicos profissionalizantes.

Pelo convênio, cabe à SMS a qualificação profissional do aluno estagiário e, à instituição de ensino, a manutenção e a aquisição de materiais e equipamentos de informática, eletro eletrônico e médico cirúrgico, de acordo coma necessidade do serviço.

Essa parceria institucional é viabilizada pelo Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-saúde), articulado pelo Programa de Educação pelo trabalho para a Saúde (Pet – saúde).

Reprodução Cidade News Itaú via Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!