Benedito Ruy Barbosa, autor de "Meu Pedacinho de Chão", opinou sobre o despacho que o Ministério da Justiça (MJ) publicou no Diário
Oficial da União por conta da exibição de cenas de personagens da novela consumindo bebidas alcoólicas. Para o escritor, a comissão do órgão que "verificou a exibição de conteúdos incompatíveis com a classificação autoatribuída pela emissora com consumo de drogas lícitas" deveria "prestar mais atenção na safadeza sem fim" da maioria dos políticos brasileiros.
"Fazer uma classificação em cima de 'Meu Pedacinho de Chão' é sinal de que essas pessoas não estão vendo nada além da nossa novela. No interior, via de regra, se toma um aperitivo antes do almoço ou do jantar. O consumo de álcool é abordado esporadicamente na novela e não é mostrado como algo bom. Pelo contrário. Eles precisavam prestar mais atenção na corrupção política que existe nesse país e na safadeza sem fim da maioria dos nossos políticos", contou o autor ao UOL.
Segundo Benedito, não fosse por isso o Brasil seria um país de Primeiro Mundo. "Somos um país que rouba a merenda das escolas, onde as pessoas ainda morrem nas filas dos prontos-socorros, os hospitais não são terminados e o material hospitalar é estragado por conta do prazo de validade. Isso que tinha que merecer a atenção dessa comissão que resolveu implicar com o simples aperitivo dos caboclos. Isso é um mau sinal e mostra muito bem onde estamos vivendo atualmente", argumentou ele.
De acordo com publicação do Ministério da Justiça, a Globo comprometeu-se a manter a novela adequada à classificação, explicando que o consumo de álcool se apresenta de "forma caricatural" e é abordado "esporadicamente".
Por fim, o órgão decidiu monitorar "Meu Pedacinho de Chão" por 15 dias e só então decidirá quanto a reclassificação da obra, que atualmente é classificada pela Globo como "não recomendada para menores de 10 anos".
Nesta terça-feira, mesmo depois do despacho do Ministério da Justiça, "Meu Pedacinho de Chão" mostrou o personagem Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi) bebendo e oferecendo uma dose de álcool a Viramundo (Gabriel Sater). "Não estou acostumado a beber assim", disse Viramundo ao acompanhar Pedro Falcão em um bar."Não é bebida, é aperitivo", respondeu Falcão.
Dentro do estabelecimento, Falcão pediu um "trago" para a dupla e, depois de conversar por um tempo, solicitou "mais um negocinho" ao garçom. Logo em seguida, Falcão apareceu novamente na novela segurando um copo. Próximo a ele, uma garrafa sem rótulo também apareceu no enquadramento.
Reprodução Cidade News Itaú via Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!