Dezenas de policiais faziam buscas na madrugada desta quinta-feira (5) nas florestas de Moncton, na província canadense de Novo Brunswick, à procura de um homem
armado que matou em um ataque em plena rua três policiais e feriu outros dois.
Os moradores foram instruídos a permanecer dentro de casa enquanto a polícia busca Justin Bourque, de 24 anos, o suposto atirador, descrito como "armado e perigoso".
"Permaneçam em suas casas, permaneçam a salvo. Se não puderem chegar em casa, se dirijam para a de algum familiar ou amigo e permaneçam ali até novo aviso", declarou George Leblanc, prefeito de Moncton, a maior cidade de Novo Brunswick.
Além disso, pediu que respeitem as indicações da polícia, que trabalha "em condições extremamente difíceis".
A Real Polícia Montada do Canadá (RPMC) aconselhou os moradores a permanecer dentro de casa e a trancar as portas.
A RPMC, que divulgou uma fotografia do suspeito vestindo roupas militares e carregando dois fuzis, acredita que Bourque encontra-se em uma área florestal do norte de Moncton.
Com estas armas Bourque enfrentou a polícia na noite de quarta-feira em uma rua da cidade, matando três policiais e ferindo outros dois.
O estado dos policiais feridos era estável, segundo Dhany Charest, neurocirurgião do hospital desta cidade de 70 mil habitantes.
No início, a RPMC havia informado que uma terceira pessoa havia ficado ferida e estava internada, mas depois indicou que se tratava de um incidente não relacionado.
Circunstâncias pouco claras
Na que parece ser sua página do Facebook, o suspeito publicou trechos da música "Hook in mouth", do Megadeth, uma banda de heavy metal americana, pouco antes do tiroteio.
No refrão da canção, dá um significado a cada uma das letras que formam a palavra "freedom" (liberdade), para depois dizer: "isso se soletra FREEDOM, não significa nada para mim".
As circunstâncias do tiroteio não estavam claras. Os meios de comunicação locais declararam que Bourque abriu fogo a sangue frio em uma zona residencial da cidade.
O porta-voz da RPMC, Damien Theriault, declarou que as autoridades queriam terminar o quanto antes com a caça do suspeito, mas não forneceu detalhes do incidente.
Imagens exibidas na televisão na noite de quarta-feira mostraram policiais com as armas em punho se escondendo atrás de carros enquanto cercavam uma área florestal onde o suspeito poderia ter se refugiado.
O Canadá se orgulha de ser um país com escassa violência por armas de fogo, em contraste com os incidentes que ocorrem regularmente no vizinho Estados Unidos.
O prefeito Leblanc manifestou as mais sinceras condolências aos familiares dos policiais falecidos, assim como aos seus colegas.
"Sua coragem, sua ação nesta noite, ficarão gravadas em nossa memória", disse.
O ministro federal de Segurança Pública, Steven Blaney, declarou-se "abalado pela tragédia de Moncton", enquanto o primeiro-ministro de Novo Brunswich, David Alward, afirmou estar "alarmado e triste".
Reprodução Cidade News Itaú via G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!