quinta-feira, junho 12, 2014

Forças curdas tomam controle da disputada cidade iraquiana de Kirkuk

Iraquianos fogem da violência para acampamento temporário em Aski Kalak, no Curdistão. Milhares de pessoas saíram de Mossul depois da cidade ter sido invadida por jihadistasForças curdas iraquianas tomaram nesta quinta-feira o controle da cidade petrolífera de Kirkuk para protegê-la de um possível ataque
dos jihadistas que tomaram grandes territórios do Iraque nos últimos dias, segundo autoridades turcas.

É a primeira vez que as forças curdas controlam totalmente esta cidade multiétnica situada 240 km ao norte de Bagdá, onde uma polícia conjunta com membros árabes, curdos e turcomanos vela geralmente pela segurança.

"Mobilizamos nossas forças ao redor da cidade de Kirkuk e agora controlamos toda a cidade", disse à AFP o coronel Fateh Rauf, combatente da primeira brigada dos peshmergas (forças de segurança curdas).

Também garantiu que "não permitirão a entrada em Kirkuk de nenhum membro do EIIL", referindo-se aos jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, que lançaram uma ofensiva na terça-feira e tomaram a província de Nínive, além de várias zonas das províncias de Salahedin e Kirkuk.

O governador da província de Kirkuk, Najmedin Omar Karim, disse que os "peshmergas haviam preenchido o vazio deixado pela retirada do exército iraquiano de suas posições", nas fronteiras sul e oeste da cidade, e que está em "contato permanente com Bagdá".

"Vamos recuperar as zonas tomadas pelos combatentes do EIIL", acrescentou, sem informar se as forças curdas tinham a autorização de Bagdá para tomar o controle de Kirkuk.

Reprodução Cidade News Itaú via Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!