Os comerciantes de Natal terão o apoio de uma cartilha com expressões estrangeiras para interagir com os turistas dos oito países que jogarão na Arena das Dunas durante a Copa do Mundo em Natal.
Elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN), o guia traz cumprimentos e indagações como a grega Posso kanay afto? (quanto custa?), a ganesa me malaha! (bom dia!) ou a nipônica kurejitto kaado wa tsukaemasuka? (aceita cartão de crédito?).
Natal receberá quatro jogos da Copa do Mundo e receberá as seleções de Camarões, Estados Unidos, Gana, Grécia, Itália, Japão, México e Uruguai. O Sebrae/RN explica que o guia foi concebido no formato livro de bolso trazendo as principais informações sobre os países, como a moeda oficial, religiões predominantes, população e idiomas, além de curiosidades sobre a história do país que fazem diferença na hora da negociação.
A publicação informa ainda sobre cultura, tradições, hábitos de consumo e preferências gastronômicas de cada povo, auxiliando proprietários de lojas, restaurantes, pousadas e hotéis a melhor compreender esses turistas e canalizar produtos e serviços a esse público. Outro lado prático do guia são as expressões idiomáticas que podem ser utilizadas pelos visitantes das oito nações participantes. O livro contém um resumo de expressões para algumas situações corriqueiras a um turista em compras, como se o estabelecimento aceita cartão de crédito, como ir ao hotel, como pegar um táxi e a cobrança da taxa de 10% de serviço.
O material foi idealizado pela Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae-RN com conteúdo desenvolvido pela analista de negócios internacionais Sara Albrecht. “A concepção partiu da necessidade de conhecer um pouco mais sobre o perfil dos turistas que vêm a Natal e, mas, que não visitam a cidade com freqüência, como os camaroneses, ganeses, gregos, japonses. Conhecer algumas características desses turistas é importante para os empresários. Para os japoneses, o número quatro não é benquisto porque é considerado um número de azar. Sabendo disso, os hotéis podem evitar colocar japoneses no quarto andar ou no quarto 444”, explica a gerente da unidade Maíza Pinheiro.
Estão sendo distribuídas cinco mil cartilhas entre os lojistas dos shoppings Cidade Jardim, Praia Shopping, Natal Shopping, Norte Shopping e Midway Mall, comerciantes em geral atendidos pelo Sebrae, empresários de localidades turísticas, como as praias de São Miguel do Gostoso, Maracajaú e Pipa e as lojas do Cajueiro de Pirangi, e pontos estratégicos do estado.
De acordo com a gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae-RN, Sandra Martins, parte da tiragem foi destinada à Empresa de Turismo do Rio Grande do Norte (Emproturn). “A cartilha está sendo bem recebida pelos empresários. Esse livro vai facilitar o atendimento ao visitante.O empresário não vai deixar de vender por não conhecer o idioma", conclui.
Reprodução Cidade News Itaú Via G1 RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!