A polícia do Canadá busca há mais de 20 horas o suspeito de matar três policiais na noite desta quarta-feira (4) em Moncton, no litoral leste do país. O suspeito, identificado
como Justin Bourque, de 24 anos, foi descrito pela polícia como “armado e perigoso”.
“Nossa prioridade principal é localizar e prender o suspeito, bem como resolver a situação o mais breve possível”, afirmou um capitão da Real Polícia Montada do Canadá (RPMC).
Segundo a rede de TV canadense CBC, uma policial que esteve na cena do crime afirmou que alguns residentes estão preocupados com que o homem não seja encontrado hoje.
O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, enviou de Bruxelas, onde participava de reunião com os líderes do G7, suas condolências aos familiares e colegas das vítimas.
“O sacrifício desses policiais corajosos será honrado e lembrado. Nossos pensamentos estão com as suas famílias e amados em seus momentos de necessidade. Este é um momento triste para as pessoas de Moncton, de News Brunswick (província) e do Canadá”, disse.
A polícia isolou uma grande área do nordeste da cidade, em perímetro de 10 km, e mobilizou veículos blindados com reforços do exército. A polícia pediu que os moradores da área de busca fiquem trancados em suas casas e não compartilhem detalhes da operação da polícia nas redes sociais. Os habitantes de Moncton também foram convocados a ligar para o telefone de emergência da polícia caso vejam o suspeito.
As circunstâncias do tiroteio não estavam claras. Os meios de comunicação locais declararam que Bourque abriu fogo a sangue frio em uma zona residencial da cidade.
A polícia afirmou que localizou o suspeito três vezes na manhã desta quinta e que não foi capaz de prendê-lo. Uma foto divulgada pela mídia local mostra Bourque caminhando por uma rua da cidade com roupa militar camuflada e portando duas armas automáticas. Segundo testemunhas, ele também carrega facas.
Segundo um jornal canadense, um dos dois policiais que estavam no hospital com ferimentos foi liberado na tarde desta quinta. O outro continua com quadro estável.
O suposto perfil de Justin Bourque no Facebook mostra que sua última publicação foi feita nesta quarta (4). Nela aparece um texto obscuro que termina com a frase "acho que meu reino chegará".
Além disso, sua fotografia de perfil nessa rede social mostra Bourque e outro jovem armados com rifles automáticos em uma área de floresta. O suposto perfil do jovem no Facebook também contém referências ao direito de portar armas, à ameaça russa, além do ódio voltado para as autoridades e a polícia.
Reprodução Cidade News Itaú via G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!