Páginas

quarta-feira, maio 21, 2014

Segurança de último jogo da Arena antes da Copa foi 'satisfatória', diz PM

Coronel Francisco Araújo, comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (Foto: Ricardo Araújo/G1)O comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte avaliou como satisfatório o esquema de segurança montado para o jogo ocorrido nesta terça-feira (20) entre América-RN e
Ceará, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. Segundo o comandante geral da PM, Francisco Canindé de Araújo Silva, as expectativas para a partida, tratada como evento-teste pela Segurança Pública do estado, foram cumpridas.
Ao G1, o coronel explicou que a PM trabalhou em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e voluntários que atuarão durante a Copa do Mundo. "Ocorreu tudo de forma tranquila, como planejado. Cerca de 600 homens participaram da operação. O jogo teve um público pequeno, de pouco mais de 4 mil pessoas, mas foi importante para que possamos avaliar o nosso trabalho antes da primeira partida em Natal no dia 13 de junho", disse Araújo.
De acordo com o comandante da PM, nenhuma ocorrência foi registrada durante a partida. Ele falou ainda que para a Copa, as áreas no entorno da Arena que passam por obras de mobilidade devem ser isoladas. "Nossa única preocupação é que algum material da obra possa ser usado como arma, por isso, a área será isolada em parceria com o Corpo de Bombeiros, de forma que não prejudique o acesso de quem for assistir às partidas", explicou o coronel.
Ainda de acordo com Araújo, algumas avenidas no entorno da Arena foram interditadas três horas antes do início da partida entre América e Ceará, que teve início às 21h50. Os pontos interditados foram entre as avenidas Prudente de Morais com a Miguel Castro; avenidas Norton Chaves com a Rui Barbosa; Militão Chaves com a Paulo Lira; e Romualdo Galvão com Miguel Castro. O comandante da PM explicou que outros trechos sofrerão intervenções durante o Mundial. "Durante a Copa haverá um acréscimo nas intervenções, com outras ruas sendo fechadas durante os jogos para facilitar a circulação dos torcedores. O bloqueio acontece antes, durante e depois das partidas", disse ele.
A Polícia Rodoviária Federal informou que o viaduto Quarto Centenário foi interditado uma hora antes da partida e liberado uma hora após o término do jogo. “A PRF monitorou toda a segurança tanto na BR quanto na própria Arena. Foi instalado um ponto de observação da PRF no viaduto Quarto Centenário e por isso o equipamento foi interditado para o tráfego de veículos”, disse o inspetor Tibério Freitas.
O coronel Araújo falou ainda que a PM estuda realizar outros testes para o esquema de segurança antes da realização do torneio. "São atividades que Não dependem da realização de jogos. Temos que avaliar a questão do deslocamento de delegações, pontos de interdição e circulação de torcedores no entorno da Arena das Dunas, áreas próximas de hoteis onde turistas, atletas e jornalistas ficarão hospedados, bom como o videomonitoramento por meio de câmeras, serviço que foi ampliado e que será uma nova ferramenta que teremos a disposição durante e após a Copa do Mundo", completou o comandante.

Comando geral da PM considerou evento-teste tranquilo em Natal (Foto: Fernanda Zauli/G1)

Reprodução Cidade News Itaú via G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!