Terminou nesta terça-feira (20) o prazo de cinco sessões ordinárias da Câmara para que líderes partidários indicassem os deputados e senadores que integrarão a CPI
mista da Petrobras. Com a estratégia de postergar ao máximo a criação da comissão, o PT e parcela da base aliada decidiram não integrantes da comissão. Agora, o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), terá outras três sessões para ele próprio escolher os nomes.
Segundo petistas ouvidos pelo G1, o partido fez um acordo com o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), para indicar informalmente os integrantes da comissão no último dia do prazo de três sessões, o que só deve ocorrer na próxima semana. De acordo com a Secretaria-Geral do Congresso, Renan pode aceitar a indicação do partido até o término das próximas três sessões, ainda que o prazo inicial para a apresentação dos nomes tenha se encerrado.
“Eu não vou indicar. Vou esperar o prazo para que Renan indique. Até lá eu apresento os nomes”, disse o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE). Até a publicação desta reportagem ainda faltavam as indicações de senadores do PT, PMDB, PDT e PP e de deputados do PT. A CPI mista será formada por 16 deputados e 16 senadores, conforme a Secretaria da Mesa do Congresso.
A estratégia dos governistas é esvaziar o funcionamento da CPI mista, porque preferem priorizar a comissão que já está em funcionamento no Senado, onde o governo tem ampla maioria e uma base aliada mais fiel.
“Eu terei o mesmo prazo que tive no Senado [na CPI exclusiva do Senado] para fazer a indicação desses nomes. De modo que, na terça-feira, se os partidos não indicarem, nós vamos indicar os nomes que completarão a CPI mista de inquérito”, afirmou Renan Calheiros em sessão do Congresso na noite desta terça.
Durante a sessão, o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), apresentou questão de ordem pedindo para que a comissão mista seja instalada mesmo sem haver todas as indicações. Segundo ele, com maioria já indicada, ou seja, 17 mais um, a comissão já poderia ser instaurada.
No entanto, Renan Calheiros rejeitou a proposta. “A instalação da comissão parlamentar de inquérito é automática observados os ritos e respeitados os prazos. Por exemplo, basta que um líder não indique para que não haja a instalação da comissão parlamentar de inquérito. E é o que ocorre agora. Na próxima terça, eu indicarei os nomes”, disse.
Para pressionar o PT e siglas da base aliada, a oposição inaugurou mais cedo nesta terça-feira, no Salão Verde da Câmara um painel para mostrar, à medida que forem sendo feitas, as indicações dos partidos para a CPI mista da Petrobras. Também foi lançado um site que acompanhará a tramitação da instalação da comissão.
Reprodução Cidade News Itaú via G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!