Em muitos casos, o tempo excessivo gasto pelo SAMU para chegar a um paciente em tempo rápido se dá a dois requisitos. 1º o protocolo de atendimento que
segundo a direção se é necessária em virtude de saber a gravidade de cada caso e facilitar o atendimento no envio da ambulância correta para ocasião. Caso o acidente tenha proporções gravíssimas uma viatura de Suporte Avançado(ALFA) é enviada. Caso seja clínico, acidente de proporções leves e transferências uma viatura de Suporte Básico(BRAVO) é enviada.
Um agravante problema que está se tornando constante e inaceitável é a falta de leitos e profissionais disponíveis em unidades de saúde, e principalmente no maior hospital da cidade HRTM(Hospital Regional Tarcísio Maia) que em várias ocasiões ambulâncias do SAMU ficam horas presa na porta da unidade de emergência, pois lá dentro não tem onde colocar os pacientes, que ficam na maca da ambulância impedindo que a mesma seja liberada para atender outras ocorrências, fazendo com que a população de um modo geral, culpe os profissionais competentes desta instituição SAMU.
Quem acompanha o trabalho do SAMU Mossoró diariamente, sabe da dedicação dos profissionais que lá trabalham que se esforçam e fazem o máximo possível para salvar vidas.
Muitas vezes ambulâncias quebram em pleno atendimento, com pacientes dentro da mesma. É preciso urgente, prioridade do Governo do Estado do RN, juntamente com a Secretaria de Saúde para que esse problema possa ser solucionado o mais rápido possível. É inadmissível vermos tantos pacientes abandonados nos corredores daquele Hospital que serve e atende além de Mossoró toda região Oeste, e Alto Oeste.
Na manhã desta quarta feira 07 de maio de 2014, mais uma vez presenciamos um acidente onde a demora da chegada do SAMU, obrigou aos Patrulheiros da PRF (Polícia Rodoviária Federal), socorrer mais uma vítima de acidente de trânsito.
O fato ocorreu na Av. Presidente Dutra, em frente ao posto Planalto. A condutora da moto Honda BROS de placa OWB-5999, colidiu com um veículo tipo Mitsubishi de placa JRI-4246. Como de praxe a vítima do veículo menor caiu no meio do asfalto, e Patrulheiros que iam passando acionaram o SAMU. Com a demora e o calor forte a mesma passou mal, e os policiais acharam melhor conduzir ela para uma unidade hospitalar.
Políticas de prioridades na área da saúde se faz necessária não só em nosso estado, mas em todo Brasil, assim como na segurança e educação. Não basta apenas querer, e sim ter vontade de mudar essa atual situação que vive nosso povo.
Reprodução Cidade News Itaú via Passando na Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!