Com falta de vagas na enfermaria da maternidade do hospital Santa Catarina, na zona Norte de Natal, várias mulheres aguardam em macas nos corredores da unidade depois de darem
a luz. O pós-parto no hospital chegou à sua lotação nesta quinta-feira (1º).
Segundo a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap), as dificuldades no atendimento estão relacionadas ao baixo número de profissionais que atuam na maternidade. O concurso público para preenchimento do quadro já foi realizado, mas a assessoria de comunicação da parta não soube informar se os enfermeiros foram encaminhados para o hospital Santa Catarina.
Os funcionários reclamam que o problema é frequente no Santa Catarina. “Elas permanecem na mesa de parto, às vezes, porque não temos leito nem macas para tirá-las. Nós temos feito parto, inclusive, na mesa de exame de admissão”, revelou a obstetra Adriene Coeli.
Matéria exibida pela Inter TV Cabugi mostra que apenas os casos mais graves deveriam ser atendidos na maternidade. Contudo, alguns considerados simples também estão sendo encaminhados, e é isso que tem atrapalhado e atrasado o atendimento. “Elas vêm todos os dias, porque o interior está sem maternidade funcionando. Aqui em Natal também tínhamos outra maternidade, na zona Norte, que também está em reforma. Essas pacientes estão vindo todas para cá”, afirmou Coeli.
Reprodução Cidade News Itaú via G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!