Chegou a Natal nesta última quarta-feira (14) o casal que passou uma semana nevegando pelo rio Parnaíba, no Piauí, a bordo de um barco feito com garrafas PET. Os
empresários Renata Maia e Eduardo Pereira de Carvalho já planejam uma próxima aventura, mas ainda não definiram a data nem o local. Certo mesmo, segundo eles, é que a próxima expedição fará alusão à campanha de conscientização voltada para as comunidades ribeirinhas quanto à importância da prevenção do câncer no colo do útero.
Por sete dias, entre 4 e 11 de maio, os empresários percorreram o rio Parnaíba com a Delta Pet Expedition. A embarcação, licenciada e aprovada pela Marinha do Brasil, foi construída com 1.000 garrafas plásticas. Quinhentas unidades foram utilizadas em cada lado do flutuador.
De acordo com o casal, o barco tem 3,60 metros de comprimento por 1,95 metros de largura. O barco pesa 210 quilos e suporta 420 quilos ou seis pessoas a bordo.
Renata Maia conta que o trajeto foi concluído como planejado, apesar das dificuldades encontradas no meio do caminho. Segundo ela, o percurso foi complicado porque o rio estava muito agitado e o assoreamento fez com que a embarcação encalhasse várias vezes. “Em muitos momentos pensamos em parar, mas acabou dando tudo certo”, comemorou.
Por onde passavam, os dois orientavam as pessoas que moram às margens do afluente quanto ao uso de material reciclado para a preservação do meio ambiente. “Visitamos várias escolas fazendo campanhas neste sentido”, lembrou Renata. A ideia do casal é justamente realizar um trabalho de educação junto à população ribeirinha.
De volta a Natal, onde moram, os dois planejam fazer uma nova aventura. Além de levar os conceitos de educação ambiental e reutilização de material reciclável, a proposta é chamar a atenção das mulheres para os cuidados com o câncer no colo do útero. “Estamos preparando uma embarcação toda cor de rosa para chamar a atenção das pessoas. Deve ficar tudo pronto dentro de duas ou três semanas”, revelou Renata.
Entretanto, ela ressalta que ainda não há uma data prevista para a nova expedição, visto que precisam de dinheiro para arcar com os custos da viagem. “Desta vez, tiramos tudo do nosso bolso. Mas precisamos de um incentivo”.
Barcos para a pesca
Renata Maia é mineira e Eduardo de Carvalho paulista, mas os dois moram em Natal, onde mantêm na capital potiguar a empresa OAK Soluções Ambientais, montada para fabricação dos barcos de PET.
Em 2011, o casal fabricou 60 dessas embarcações para pescadores artesanais de nove municípios do Ceará e do Rio Grande do Norte. O projeto foi bancado pela Petrobras, como compensação à atividade desenvolvida pela empresa nessas cidades.
Além de confeccionar os barcos, Renata Maia e Eduardo de Carvalho ministraram cursos nas comunidades quanto ao seu uso, manutenção e fabricação. Nove deles foram entregues prontos e os outros 51 foram produzidos durante os cursos.
Reprodução Cidade News Itaú via G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!