sábado, abril 05, 2014

Globo se diz vítima de crime e que piloto do Fantástico foi furtado

 Blog Cidade News ItaúEm nota, a Globo disse hoje (5) que o piloto do novo Fantástico, que vazou ontem (4) em uma transmissão alternativa na internet,
foi furtado da emissora. A rede se diz vítima de "um crime de furto de conteúdo protegido, com todas as consequências legais para quem divulga ou vier a divulgar". A emissora não deu mais detalhes de investigação interna.

Até então um segredo interno, o piloto do Fantástico que vazou expôs publicamente cenários, vinhetas, pautas e um formato que a emissora só gostaria de revelar na edição do próximo dia 27, depois de mais de um ano de trabalho.

Nessa data, o Fantástico passará a ter uma redação-estúdio, com vários pontos de apresentação do programa, entre eles um palco e dois sofás. As reuniões de jornalistas discutindo as reportagens da semana passarão a ser mostradas. A revista semanal terá uma nova abertura, "bonequinhos" de animação que exprimem emoções (emoticons) e cavalinhos falantes para ilustrar a classificação do Campeonato Brasileiro.

Ainda de acordo com a Globo, o material que vazou, com cerca de 45 minutos, é "uma colagem de vários ensaios de dias diferentes" do novo formato. No vídeo, o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, é entrevistado no palco do Fantástico por Tadeu Schmidt, Renata Vasconcelos, produtores do programa e Maitê Proença e Murilo Rosa, atores conviados.

Em outro trecho, a dupla Victor & Léo faz um pocket show no palco do programa, com uma empolgada participação de Tadeu Schmidt.

Vazamento

A transmissão do piloto na internet foi feita na noite desta sexta (5) por um canal de vídeo chamado AbsurdaTV, baseado na plataforma Justin.tv. A AbsurdaTV nada mais é do que "um bando de jovens inconsequentes que gostam de TV", como se definiu um de seus integrantes. Ou "black blocks da TV", como já estão sendo chamados. 

A AbsurdaTV nega ser formada por hackers e que tenha furtado ou roubado o piloto da Globo. Diz que recebeu o material de uma fonte, que o enviou via link na internet. Essa fonte teria copiado o material de um ambiente de intranet de envio de vídeos com afiliadas da rede.

Ontem, o grupo usou redes sociais para mobilizar uma audiência durante a transmissão em streaming do piloto. Alguns jornalistas foram convidados, entre eles o editor do Notícias da TV.

Hoje (5), a Globo conseguiu bloquear todos os canais usados na web pela Absurda TV. O grupo teve canais bloqueados na Justin.tv e no Ustream. Até a Twitcam do grupo foi fechada.

O ambiente nos bastidores do Fantástico é péssimo, com um clima de caça às bruxas. 

Reprodução Cidade News Itaú via Notícias da TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!