A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) oficializou nesta terça-feira a data da próxima eleição presidencial da entidade. O pleito
será realizado no dia 16 de abril, com início previsto para 10h (primeira convocação) e 11h (segunda convocação), e servirá para oficializar Marco Polo del Nero como novo mandatário da instituição.
Del Nero é o candidato da situação para suceder José Marin, que ocupa o cargo desde 2012, quando Ricardo Teixeira renunciou. O atual mandatário da FPF (Federação Paulista de Futebol) tem ampla base de apoio entre clubes e federações estaduais.
Francisco Novelletto, presidente da FGF (Federação Gaúcha de Futebol), chegou a anunciar que seria candidato em chapa de oposição. Isso levou a situação a uma movimentação de bastidores, contudo, e o projeto foi enterrado ainda no início deste ano.
Segundo o estatuto da CBF, votam os presidentes das 27 federações e dos 20 clubes que disputam a primeira divisão. Para lançar uma chapa, é preciso reunir apoio de pelo menos oito federações e seis clubes.
Desde o início deste ano, a situação da CBF trabalha com apoio de pelo menos 23 federações. Isso asfixiou a campanha de Novelletto.
Em nota publicada no site oficial da CBF, a entidade anunciou que o registro de chapas tem de ser feito até o dia 11 de abril.
A data da eleição da CBF tem ainda uma particularidade: ela exigirá uma maratona de Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo. O mesmo dia será usado para eleger o próximo mandatário da equipe do Morumbi.
Juvenal, portanto, terá de viajar ao Rio de Janeiro para votar de manhã no pleito da CBF. À noite, precisará estar no Morumbi para a eleição do clube que ele comanda.
Reprodução Cidade News Itaú via Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!