O balanço da campanha de vacinação contra a gripe deste ano, iniciada nos postos de saúde do município no sábado, 26, imunizou ao todo 5.572 pessoas, uma soma
que representa 9,06% da meta de 61.444 pessoas vacinadas.
As vacinas serão oferecidas nos postos de saúde até o dia 9 de maio para as pessoas que compõem o chamado "grupo de risco" determinado pelo Ministério da Saúde como o de idosos, crianças de seis meses a quatro anos, doentes crônicos, gestantes, trabalhadores da área da saúde e mulheres no chamado "puerpério", período de até 45 dias após o parto.
Dos 24.885 idosos aptos a receberem a vacina, 1.793 foram vacinados no fim de semana, além de 3.052 das 17.742 crianças esperadas. Até ontem, somente 313 dos 8.216 trabalhadores da saúde do município, 345 gestantes (de um público variável de cerca de 2.946 mulheres) e 69 puérperas (de 484), haviam se imunizado.
A meta da Secretaria Municipal da Saúde é de imunizar 80% do público-alvo, a fim de impedir o aparecimento de doenças graves, internações e óbitos causados pelos diferentes tipos de vírus da gripe. A vacina é indicada para o combate dos três subtipos mais comuns do vírus: H1N1, H3N2 e influenza B.
"Queremos reforçar a importância da vacina, que tem como objetivo reduzir, além do número de óbitos, as internações e complicações de quadros de doenças respiratórias, comuns neste período", disse a diretora da Vigilância à Saúde de Mossoró, Allany Medeiros.
Pessoas com alergia à proteína do ovo ou deficiência na produção de anticorpos, como as que estão passando por tratamento contra o câncer e Aids, não deverão tomar a vacina por riscos e reações adversas.
Reprodução Cidade News Itaú via O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!