Se algum torcedor do Inter ainda desconfiava de Rafael Moura, neste domingo foi convencido. O predileto de Abel Braga fez os dois gols que
significaram a virada sobre o Grêmio, na Arena, em primeiro encontro da final do Campeonato Gaúcho. Vitorioso por 2 a 1 fora e com saldo qualificado no regulamento, o time vermelho se aproxima do tetracampeonato.
O gol gremista foi marcado por Barcos, no primeiro tempo. Mas o time tricolor se encolheu nos 45 derradeiros e viu total domínio colorado. Além dos dois gols do Inter, Marcelo Grohe ainda participou evitando outras oportunidades.
O jogo entra para história como edição 400 do clássico entre os dois grandes times da capital gaúcha. Além disso, pela primeira vez houve vencedor em um duelo na Arena do Grêmio. Até então dois empates tinham ocorrido. Há 7 clássicos que o Grêmio não vence. O último foi no Brasileirão de 2012.
O confronto de volta ocorre dia 13, e ainda não tem local definido. O Inter estuda mandar a partida no Beira-Rio recém-inaugurado ou em Caxias do Sul, no estádio Centenário. Para o Grêmio virar e conquistar o título é necessário vencer por dois ou mais gols de diferença. Ou um, desde que marque mais de duas vezes como visitante. Já ao Inter cabe empate, vitória ou derrota não sofrendo tal margem.
O clássico Gre-Nal foi ofensivo desde o primeiro minuto. Contrariando o histórico de duelos com pouca técnica e muitos embates físicos, ambos os times buscaram o gol em jogadas de qualidade.
O Inter parou em Marcelo Grohe. Aos 8 minutos, Aránguiz encontrou D'Alessandro que abriu para Rafael Moura. O centroavante cruzou e Alex cabeceou, mas Marcelo Grohe salvou de cima da linha.
A resposta veio de forma efetiva. Aos 14 minutos Pará recebeu de Dudu, cruzou para Barcos e o Pirata, de cabeça, balançou a rede marcando seu 13º gol no Campeonato Gaúcho. E em seguida, aos 16, Riveros, de bicicleta, por pouco não ampliou. Dida defendeu.
Nos minutos seguintes, Grêmio e Inter tiraram o pé do acelerador. O time vermelho dominou as ações de jogo, mas jamais assustou Marcelo Grohe. A principal oportunidade veio exatamente do Tricolor, com Riveros. A batida foi por cima, aos 39. Foi tudo até o apito final da primeira etapa.
"É importante no jogo. Dá confiança. Começamos bem com dinâmica. Depois do gol paramos um pouquinho. Tem que voltar bem", disse gremista Barcos. "Infelizmente no cruzamento ficamos parados e eles conseguiram fazer o gol. Teve chance para os dois lados. Está parelho", avaliou o colorado D'Alessandro.
Precisando correr atrás do resultado, Abel Braga mexeu no Inter durante o intervalo. Alan Patrick substituiu Jorge Henrique. Além disso, Juan deu vaga para Ernando. O experiente defensor sentiu um desconforto muscular.
O Inter melhorou. Tanto que aos 8 minutos conseguiu o empate. Alex fez boa jogada pelo lado direito e enfiou para Aránguiz. O chileno cruzou e Rafael Moura cabeceou para a rede.
Aos 14, Aránguiz recebeu na entrada da área, entrou livre e chutou cruzado. Marcelo Grohe salvou o Grêmio com uma defesa difícil no chão. O Grêmio não mostrou forçar para voltar a igualar o jogo. Aos 22, D'Alessandro cobrou falta e quase marcou.
Foi a vez de Enderson mexer. O treinador gremista sacou Dudu e colocou Alán Ruiz aos 26 minutos do segundo tempo. Mas no minuto seguinte o Inter virou. Alan Patrick puxou contra-ataque e encontrou Fabrício que cruzou para o centroavante Rafael Moura. De cabeça, sozinho, de novo, ele marcou seu 9º gol na temporada e segundo do Inter no jogo.
Ao Inter coube tentar ganhar tempo a cada jogada. O Grêmio foi para cima, embalado pela torcida. Mas não fez o suficiente para empatar. Fim de jogo com vantagem vermelha para a decisão absoluta.
GRÊMIO 1 X 2 INTERNACIONAL
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros (Maxi Rodríguez), Dudu (Alán Ruiz) e Luan; Barcos
Técnico: Enderson Moreira
INTERNACIONAL
Dida; Gilberto, Paulão, Juan (Ernando) e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alex (Ygor), D'Alessandro e Jorge Henrique (Alan Patrick); Rafael Moura
Técnico: Abel Braga
Data: 30/03/2014 (domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: José Franco Filho e Rafael da Silva Alves
Público: 39.874 (37.444 pagantes)
Renda: R$ 1.903.957,00
Cartões amarelos: Edinho (GRE); Willians, Paulão e Gilberto (INT)
Gols: Barcos, aos 14 minutos do primeiro tempo; Rafael Moura, aos 8 e aos 28 minutos do segundo tempo.
Reprodução Cidade News Itaú via Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!