sábado, março 01, 2014

Premiê da Crimeia pede ajuda a Putin para acalmar crise na região ucraniana

O premiê da república autônoma da Crimeia, Sergei Aksionov, pediu ajuda neste sábado ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, para
restabelecer a paz e a tranquilidade nessa região ucraniana, cuja maioria da população é de origem russa.

Putin respondeu que não deixará de atender ao pedido de ajuda - o anúncio veio por meio de uma breve declaração divulgada pelas agências russas, que citam uma fonte do Kremlin.

Aksionov fez este pedido em um comunicado, no qual anunciou sua decisão de pôr todas as forças de segurança da república autônoma sob seu controle pessoal, enquanto cresce a tensão entre as autoridades locais pró-Rússia e o novo poder ucraniano em Kiev.

"Como chefe do Conselho de Ministros da república autônoma da Crimeia, e no exercício dos poderes que me foram delegados pela Rada Suprema (Parlamento) da Crimeia, tomei a decisão de pôr temporariamente sob meu controle as unidades e grupos militares do Ministério do Interior, do Serviço de Segurança, das Forças Armadas, do Ministério de Situações de Emergência, da Frota, do Ministério Público e da Guarda de Fronteiras", afirmou.

"Todos os comandantes deverão obedecer unicamente às minhas ordens e instruções, e peço aos que não estejam de acordo que se retirem do serviço", solicitou Aksionov.

O chefe do executivo autônomo justificou sua decisão ao afirmar que ocorreram distúrbios na região com o uso de armas de fogo e as estruturas de segurança são incapazes de restabelecer a ordem de maneira efetiva.

Por tudo isso, e "compreendendo minha responsabilidade pela vida e a segurança dos cidadãos, me dirijo ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, para que preste sua ajuda para garantir a paz e a tranquilidade no território da Crimeia", acrescentou.

O primeiro-ministro também considerou ilegal a designação por parte das autoridades centrais de Kiev do novo chefe de polícia da Crimeia, Igor Avrutski.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!