As imagens mostram turistas reagindo com surpresa e gargalhadas ao casal que corre nu pelo corredor central do sítio arqueológico de Machu Picchu, no
Peru, enquanto seguranças perseguem a dupla sem conseguir capturá-la.
Em poucos dias, esse vídeo tornou-se viral na internet.
Capturado em 27 de fevereiro, o caso não foi o primeiro ato nudista naquele lugar. Nos últimos meses, as pedras sagradas de Machu Picchu tornaram-se cenário de um fenômeno estranho: turistas buscando um jeito de serem fotografados pelados nas dependências do monumento histórico.
Em novembro, a polícia de Cuzco deteve dois estrangeiros, o neozelandês Topp Mathew Jared e o australiano Liam Timothy, depois que eles se fotografaram nus na área do parque conhecida como Casa do Guardião.
Os policiais apagaram os arquivos digitais da câmera, mas uma das fotografias acabou em redes sociais como Facebook e Twitter, com Jared e Timothy usando apenas gorros para se proteger do frio que faz naquela região do país no fim do ano.
Esses casos cada vez mais comuns deixaram as autoridades em alerta. Ricardo Ruiz Caro, diretor do Instituto Nacional Cultura Cuzco, responsável pela administração de Machu Picchu, ordenou que a vigilância fosse redobrada no parque arqueológico para "evitar estes fatos lamentáveis que atentam contra o patrimônio cultural.
Marketing
Tudo começou em julho do ano passado, quando a marca de roupas britânica Time & Clothing usou o nudismo em Machu Picchu como estratégia de marketing.
Em um vídeo publicado no YouTube, a marca perguntava: "Você sempre se perguntou como é ficar nu em frente a um dos locais mais espetaculares do mundo?". Nas imagens, um homem nu aparecia em atrações turísticas como o deserto de sal Salar de Uyuni, na Bolívia, as pirâmides de Chichen Itzá, no México, e, claro, Machu Picchu.
A partir dessa campanha começaram a aparecer os nudistas no parque arqueológico. Os primeiros foram Jared e Timothy. Depois, vieram a público as fotos do israelense Amichay Rab, que fez uma viagem pela América Latina colecionando fotos em que posa nu.
Um dos registros mais populares do seu blog, o My Naked Trip, é justamente o de Rab em Machu Picchu, que foi feito por seu pai depois que a maioria dos turistas já havia ido embora.
"Fiz a foto com todo o respeito possível, ciente de que se trata de um lugar sagrado para muitos peruanos", disse ele à BBC Mundo.
Por fim, houve o casal protagonista do viral online.
Motivo maior
O que leva estas pessoas a fazer isso? A principal razão parece ser a busca por diversão, mas há outros motivos.
Em seu blog, o Naked at Monuments (em inglês, nu em monumentos), Paul Marshall explica que se trata de uma forma de espalhar uma mensagem sobre o movimento nudista.
"Ficamos nervosos quando vemos um corpo nu, mas não vemos problemas em assistir a decapitações num filme", explica Marshall em seu blog. "Queremos acabar com isso, mas de forma divertida."
Outra razão mais simples para o sucesso de Machu Picchu entre os nudistas é que se trata de um dos monumentos menos arriscados do mundo para ficar sem roupa.
Segundo uma classificação feita por Marshall em seu blog, as ruínas incas tem um risco de "1,5 sobre 5", enquanto as pirâmides de Gizé são o lugar mais "difícil" de se praticar o nudismo e a Grande Muralha da China, o mais "fácil".
"Quanto mais fotos de pessoas nus em um certo lugar são publicadas na internet, menor é a dificuldade atribuída ao local", disse Marshall.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!