A Universidade Federal Rural do Semi-Árido prossegue até a próxima segunda-feira, 17, com as inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado – PSV – no curso de
Licenciatura em Educação do Campo. A Ufersa oferece 90 vagas, sendo 30 para o I Semestre de 2014 e, 60 para o II Semestre. O curso tem como proposta formar professores para o exercício da docência multidisciplinar em escolas do campo. A prova vai acontecer no dia 23 de março. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, no site: http://sistemas.ufersa.edu.br/prograd/psclec/
Podem participar do Processo Seletivo Vocacionado professores em exercício nas escolas do campo da rede pública que tenham o ensino médio concluído e não tenham formação de nível superior, além de profissionais da educaçãoque atuem nos centros de alternâncias ou em experiências educacionais alternativas de educação do campo, vinculados a movimentos sociais ou sindicais, programas governamentais e jovens e adultos de comunidades do campo com ensino médio concluindo e ainda não tenham formação de nível superior.
O curso de Licenciatura em Educação do Campo visa contribuir para a valorização da educação do campo voltada para a realidade do semiárido. Os educadores do campo formados pela Ufersa estarão preparados para compreender a realidade social e cultural específica das populações que vivem no e do campo e incorporar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento social. O curso pretende conferir o Diploma de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação para docência multidisciplinar nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, com as seguintes habilitações: “Ciências Humanas e Sociais” e “Ciências da Natureza”.
Este curso será ofertado em regime de alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade. O Tempo Escola será desenvolvido durante o semestre acadêmico com duração intensiva, em regime de tempo integral, de forma predominante no turno da manhã com atividades eventuais à tarde. O curso funcionará na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) - Mossoró. O Tempo Comunidade será desenvolvido de forma intensiva nos locais de moradia e/ou de trabalho dos estudantes, nos demais campi da UFERSA, por meio de projetos de estudos vinculados ao contexto e às escolas do campo.
Segundo a coordenadora da Licenciatura, professora Ana Gabriela Seal, o objetivo é cumprir com a Política Nacional de Educação do Campo e possibilitar a inclusão social ao formar professores para anos finais do ensino fundamental e médio, na modalidade de Licenciatura em Educação do Campo, dialogando com a realidade socioeconômica, histórica e cultural específica da região de abrangência das populações que trabalham e vivem no campo.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!