O aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, deve começar a operar em maio. A informação é do ministro da Aviação
Civil, Moreira Franco, que visitou o aeroporto na manhã desta segunda-feira (24) acompanhado do presidente da Empresa de Infraestrutura Aeroporturária (Infraero), Gustavo do Vale. A expectativa da Inframérica, consórcio responsável pelas construção do aeroporto, era de que as operações começassem em abril. O aeroporto está com 94% das obras concluídas.
De acordo com o ministro da Aviação Civil, o início das operações do novo aeroporto será em 10 de maio. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu uma prazo de 10 dias a contar desta segunda-feira (24) para que as companhias aéreas encaminhem um cronograma sobre a transferências dos voos do aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, na Grande Natal para o Governador Aluízio Alves.
A partir daí serão organizadas as mudanças e adequações necessárias para que ocorra o início das operações. Para que as empresas possam se instalar, a data para o fim das obras no aeroporto está marcada para 15 de abril.
Acessos
O pleno funcionamento do novo aeroporto está ligado também às obras que estão sendo feitas no entorno da estrutura. São dois acessos principais. Pela previsão, apenas o acesso norte estará concluído até lá. A expectativa do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) é que a obra seja finalizada no mês que vem.
Para adiantar o serviço, o consórcio Inframérica cedeu funcionários. "Como é a mesma empresa que está, pedimos que o foco fosse lá", explica o presidente do consórcio, Alysson Paolinelli. A iluminação e a sinalização dos acessos estão por conta da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, que investiram R$ 1,9 milhão O serviço começa na próxima semana.
A obra dos acessos foi licitada em 2009, mas só teve início em agosto de 2013. O projeto, orçado em R$ 73 milhões, prevê a construção de 33,7 quilômetros de estrada duplicada, ligando o aeroporto à BR-406 pelo acesso norte e às BRs 304 e 226 pelo acesso sul.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!