Uma ação de fiscalização realizada nesse fim de semana em feiras livres de Natal apreendeu 37 pássaros silvestres que estavam
sendo comercializados ilegalmente. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), dentre as espécies encontradas pelos fiscais estavam sabiás, galos-de-campina e periquitos-jandaia.
Todas as aves foram apreendidas na feira do Conjunto Santa Catarina, segundo informou o supervisor de Fiscalização de Ambientes Naturais e Biodiversidade (Sanbio), Gustavo Szilagyi. Ele conta que os pássaros estavam à venda em pequenas gaiolas e viajantes e sendo submetidos ao intenso calor do ambiente.
“A operação é uma trabalho em conjunto da Prefeitura de Natal em parceria com a 28º Promotoria de Justiça e Defesa do Meio Ambiente desde o início do ano, para o combate aos maus tratos e ao tráfico de animais silvestres na cidade. Em três meses de fiscalização já foram mais de 90 aves devolvidas ao seu habitat natural”, destaca Szilagyi.
O supervisor explica também que após a apreensão as aves passam por uma análise feita por um biológo para identificar as condições de saúde, e se tudo estiver em ordem elas são devolvidas imediatamente à natureza. Dos pássaros recuperados neste fim de semana sete foram soltos no Parque da Cidade e as demais numa reserva legal na Grande Natal, localizada no município de Macaíba.
Reprodução Cidade News Itaú via Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!