Segurados do INSS aposentados por idade desde setembro de 2011 podem incluir o período em que receberam auxílio doença no cálculo da aposentadoria. A revisão sairá
direto do INSS, mas só vale se o segurado voltou a trabalhar depois do afastamento.
Segurados que se aposentaram após 2011 e pediram para incluir o período de afastamento, mas tiveram o período negado na agência devem fazer nova solicitação. Já àqueles que se aposentaram antes de setembro de 2011 terá que ir à Justiça para tentar incluir o período.
O auxílio-doença entrará no cálcuclo da aposentadoria somente se o segurado voltou a contribuir depois que o benefício foi cortado. Pode ser qualquer auxílio-doença, incluindo àqueles relacionados à doenças do trabalho ou acidentes. Aposentados por invalidez, mas que voltaram a contribuir também poderão incluir esse período no cálculo do benefício por idade.
Além de ter cinco a 15 anos de contribuição, a aposentadoria por idade exige idade a partir de 60 anos (mulheres) ou 65 anos (homens). As informações são da Folha de São Paulo.
Veja o que muda:
Aposentados por idade entre os dias 19 de setembro de 2011 e 13 de maio de 2012
- O aposentado deve fazer um pedido de revisão em uma agência previdenciaária
Aposentados por idade desde o dia 14 de maio de 2012
- O INSS aceita pedidos de revisão das aposentadorias por idade solicitadas a partir desta data
Aposentados por idade concedidas até 18 de setembro de 2011
- Auxílio recebido entre os dias 1° de junho de 1973 e 30 d ejunho de 1975 pode ser considerado no cálculo da aposentadoria por idade
Reprodução Cidade News Itaú via O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!