Cerca de 1.300 agricultores cadastrados nos bancos de sementes de Mossoró, município do Oeste do Rio Grande do Norte, já
estão recebendo grãos de milho, feijão e sorgo para a safra de 2014. Mais de 40 mil quilos de sementes devem ser distribuídos na região, segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Dona Neusa está aproveitando as chuvas que caem na região e não perdeu tempo. Ele foi até a Emater e pegou 180 quilos de sementes para abastecer um banco de grãos que funciona na própria comunidade. "Eles vão lá na associação e a gente entrega para eles um pouco de cada semente e todos eles levam para casa. Começou a chover e temos alguns agricultores que já estão cortando terra", disse ela.
Ainda de acordo com a Emater, só em Mossoró são 24 bancos beneficiados com a entrega das sementes. Os grãos chegaram na última semana e estão sendo distribuídos por meio de um programa do governo estadual.
Emater alerta para o perigo do consumo humano e animal
Os assessores da Emater explicam que as sementes são destinadas somente para o plantio e orientam que elas não servem para o consumo humano. "Os grãos recebem tratamento químico, fungicida, para melhorar a germinação das sementes e evitar o ataque de fungos. E este tipo de tratamento pode prejudicar a saúde, tanto humana quanto animal", alerta Saul Dias Cortês, assessor da Emater.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!