quinta-feira, fevereiro 27, 2014

Polícia Militar terá 2,4 mil policiais nos dias de folia em todo RN

Blog Cidade News ItaúA Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), apresentou na manhã de hoje a Operação Carnaval. A ação conjunta entre a Polícia Civil, Militar, Itep e
Corpo de Bombeiros tem como objetivo fazer a segurança da população não apenas nos pólos festivos, mas em todo o estado. A intensificação das polícias serão em Natal, Pirangi do Norte, Tibau, Macau, Touros, Maxaranguape, Alexandria, Apodi e Caicó. Além do efetivo tradicional de cada cidade do RN.

A Polícia Militar vai funcionar com 2.400 policiais efetivos, sendo 800 distribuídos em Natal e região Metropolitana, e 1.600 para fazer a segurança em todo o interior. O comandante Geral da PM, coronel Francisco Araújo, explicou ainda que militares cedidos para outros órgãos foram chamados para trabalhar no período do carnaval. “Muitos órgãos como Tribunal de Justiça, Assembléia, entre outros, têm policiais militares cedidos. Então, nós chamamos esses homens para auxiliarem na segurança da população no período carnavalesco”.

As unidades da PM como batalhão de choque, cavalaria, Ronda com o auxílio de motocicletas (Rocam) e o batalhão de operações especiais (Bope), estarão responsáveis por fazer a segurança onde existem presídios. “Com o objetivo de evitar qualquer transtorno durante o período, nós vamos direcionar esses militares para a segurança de presídios e centros de detenção”, disse o coronel Francisco Araújo. Segundo o comandante, as diárias operacionais dos policiais militares, no valor de R$ 400, serão depositadas até esta sexta-feira (28).

A Polícia Civil, em virtude do número de efetivos, também vai trabalhar no sistema de diária operacional. Para isso, as diárias já foram depositadas hoje. Todas as 10 delegacias de plantão regionais funcionarão durante todo o período da Operação. Em Natal, o plantão zona Norte será reforçado; bem como em Pirangi. Delegacias regionais e municipais de Apodi, Alexandria e Caicó, funcionarão normalmente, sendo esta última cidade contemplada com uma unidade móvel da Civil. “Priorizamos os principais pólos carnavalescos, mas sem deixar os outros municípios desassistidos, sabendo que nesse período o número de ocorrências aumenta significativamente”, disse o delegado geral adjunto Adson Kleper.

O Corpo de Bombeiros vai atuar na Operação Carnaval em ação conjunta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Defesa Social, em virtude do número de efetivos também ser reduzido. Por parte do Corpo de Bombeiros serão 150 militares trabalhando no período, sendo 40 só na capital. Além disso, haverá o aumento no número de postos de salvamento. “Nós iremos complementar o que já foi feito durante a Operação Verão, aumentando de quatro para 14 postos fixos da corporação. Nossa preocupação está principalmente na região litorânea, uma vez que as pessoas insistem em beber e irem pro mar, o que é muito perigoso”, disse o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Lisboa.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!