Pelo menos nove emigrantes morreram afogados nesta quinta-feira (6), em uma tentativa de cruzar a fronteira do norte do Marrocos até o território espanhol
de Ceuta, segundo o governo espanhol.
Os corpos de oito homens e uma mulher foram recuperados nas águas de Marrocos, disse o representante do governo espanhol em Ceuta.
Os emigrantes já haviam tentado atravessar o arame farpado da fronteira, mas desistiram quando a polícia espanhola levou-os de volta, disse o funcionário.
Emigrantes passam por enclaves espanhóis
A Espanha tem dois enclaves no país do norte da África - Ceuta e Melilha - e migrantes regularmente tentam alcançá-los nadando ao longo da costa ou escalando as paredes triplas que separam de Marrocos.
Todos os anos, milhares de emigrantes africanos tentam chegar ao litoral europeu, e há resgates e afogamentos quase todas as semanas nos arredores de Marrocos.
Cerca de 3.000 emigrantes ilegais entraram na Espanha no primeiro semestre de 2013, segundo dados oficiais, o dobro do registrado no mesmo período em 2012. A maioria veio através dos enclaves marroquinos.
A pressão sobre Ceuta e Melilla se intensificou à medida que mais emigrantes tentam acessar Espanha por terra e não por mar, onde os controles aumentaram, disse o ministro do Interior espanhol, Jorge Fernandez Diaz.
A identidade dos mortos ainda não foi divulgada, (Com AFP e Reuters)
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!