Páginas

terça-feira, fevereiro 11, 2014

Lais Souza diminui dependência de aparelhos, e médico vê sensibilidade

Boa notícia para os fãs e a família de Lais Souza. A atleta brasileira, que está sob cuidados médicos no hospital Jackson Memorial, da
Universidade de Miami, diminuiu sua dependência de aparelhos e já apresenta respostas de sensibilidade. 

Segundo os médicos que cuidam do caso da brasileira, ela responde bem ao processo de recuperação da grave lesão sofrida na coluna cervical.

"Com ela começando a respirar, detectamos sensibilidade nos ombros, em parte dos braços e nos dedos, o que pode mostrar que a sensibilidade dela está mais para baixo na coluna vertebral. É um bom sinal, mas não significa, necessariamente, que ela vai recuperar os movimentos", contou o neurocirurgião Barth Green, que trabalha no caso da atleta, em entrevista ao Sportv.

Nos EUA, a brasileira realiza, além do tratamento de recuperação da medula, fisioterapia motora e respiratória e terapia ocupacional. Ela ainda deve passar por tratamentos de reeducação da medula, para que ela seja estimulada a voltar a funcionar. 

Para isso, os médicos entraram com pedido ao governo americano para realizar um transplante de células nervosas em Lais, procedimento até então só realizado em pacientes paraplégicos. Outros tratamentos de reabilitação motora, considerados agressivos, também estão nos planos da equipe que cuida da ginasta. Um deles envolve um robô, que forçaria a atleta a ficar de pé e estimularia a recuperação dos movimentos.

Os métodos foram desenvolvidos por um setor de pesquisas do hospital americano que se dedica exclusivamente a buscar a cura para a paralisia e a tratar casos de lesões como a da brasileira.

Lais está internada desde o dia 27 de janeiro, quando cirurgia de realinhamento da terceira vértebra da coluna no Hospital Universitário de Utah, em Salt Lake City, após se acidentar quando esquiava livremente em Park City. Ela participaria dos Jogos Olímpicos de Inverno em Socchi (Rússia), mas teve que abandonar a competição.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!