sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Ex-secretário e arquiteto do Vale do Anhangabaú, Wilheim morre em SP

Arquiteto e urbanista Jorge Wilheim morre aos 85 anos (Foto: Ana Yumi Kajiki/Divulgação)O arquiteto e urbanista Jorge Wilheim morreu na madrugada desta sexta-feira (14). Ele tinha 85 anos e estava internado no Hospital Albert Einstein desde dezembro de 2013 em
decorrência de um acidente de carro.
Wilheim foi responsável pela reurbanização do Vale do Anhangabaú em 1994, pelo desenvolvimento do Parque do Anhembi em 1967 e pela reurbanização do Pátio do Colégio em 1975. Foi secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo na década de 1970 e e duas vezes Secretário de Planejamento da capital paulista, nas gestões de Mário Covas e Marta Suplicy.
O arquiteto também foi responsável por projetos como o Clube Hebraica, o prédio do Jockey Clube de São Paulo, a Galeria Ouro Fino e o Shopping Center 3. Como secretário estadual, criou o Procon , a EMTU e o Vale Transporte.
O velório acontece no Hospital Albert Einstein até as 14h e o enterro será realizado a partir das 14h30 no Cemitério Israelita, no Butantã.
Repercussão
Em seu perfil no Twitter, a ministra Marta Suplicy falou sobre Wilheim. "Faleceu Jorge Wilheim, grande homem público e idealizador de uma São Paulo melhor. Amigo pessoal. Obrigada, por tudo!", disse.
Maria Helena Guimarães de Castro, diretora executiva da Fundação Seade, órgão que também foi criado por Wilheim, manifestou, em nota, sua solidarização à família do arquieto. "urbanista e arquiteto Jorge Wilheim, quando secretário estadual de Economia e Planejamento, entre 1975 e 1979, participou da criação desta instituição. Aos amigos e familiares, solidarizo-me neste momento de dor", afirma o texto.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!