Na manhã desta terça-feira (11), o Comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), tenente-coronel PM Marcos
Vinícius, convocou os policiais militares concluintes do Curso de Técnicas em Explosivos para realizarem um treinamento simulado no interior da Unidade Especializada.
Na oportunidade, o Comandante do BOPE, acompanhado do Comandante Geral da Polícia Militar do RN, Coronel PM Francisco Canindé de Araújo Silva, apresentou os equipamentos adquiridos através de um convênio entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), avaliados em mais de R$ 2,5 milhões. "Hoje, nós temos os equipamentos necessários para atuar em qualquer ocorrência envolvendo explosivos", declarou o Oficial Comandante da Unidade Especializada.
Durante o treinamento simulado, foram realizadas três situações envolvendo explosivos, as quais tiveram como objetivo demonstrar a atuação dos Policiais Militares do BOPE/RN em uma ocorrência real. "Sempre atuamos considerando um risco real", disse o Tenente Coronel PM Marcos Vinícius.
Entre os equipamentos apresentados, o Comandante do BOPE destaca o aparelho de raio-x, capaz de visualizar o interior de um objeto, como uma bolsa, por exemplo, no intuito de minimizar o dano, além de um robô, utilizado para o transporte e averiguação de objetos suspeitos com segurança.
Durante o treinamento, ainda foi realizada uma simulação de uma ocorrência envolvendo um "carro-bomba", o qual é explorado mecanicamente a distância, para, somente após essa exploração, ser retirado o possível objeto explosivo. O curso teve duração de 45 dias e contou com a presença de agentes de Segurança Pública de seis Estados do Nordeste.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!