Páginas

quinta-feira, fevereiro 27, 2014

Após exclusão do PMDB, Fátima confirma que vai formar chapa com Robinson

Blog Cidade News ItaúA deputada federal Fátima Bezerra (PT) assumiu postura de candidata ao Senado da República pelo Partido dos Trabalhadores, ao descartar, na
tarde de ontem, qualquer tentativa de acordo ou entendimento com o PMDB, partido que, segunda, ela, exclui o PT da base de aliados, dando preferência ao PSB da vice-prefeita Wilma de Faria, responsável pelo palanque de Eduardo Campos no Rio Grande do Norte, em oposição a adversária Dilma Rousseff.

“Avançamos na construção de uma aliança política para as eleições 2014″, diz Fátima, em nota veiculada à imprensa. “Realmente avançamos na construção da aliança na reunião do PT com o PSD e a partir de agora entramos numa fase de agendas com encontros, visitas, reuniões programáticas e busca de outros parceiros. Nesse sentido, o Diretório Municipal de Natal já aprovou resolução de apoio à candidatura de Robinson Faria a governador e o Diretório Estadual deverá seguir a mesma direção”, declarou a petista.

Fátima fez questão de frisar que as conversas visando um entendimento entre o PMDB e o PT, iniciadas no ano passado, no sentido de uma composição onde o PT indicaria o nome para o Senado e o PMDB o nome para o governo, visando fortalecer o projeto nacional da chapa Dilma/Temer, “foram descartadas unilateralmente por parte do PMDB, uma vez que as informações que recebemos dão conta de um avançado estágio na composição com o PSB, com este indicando a vaga em disputa para o senado”, disse.

Fátima também descartou composição do PT com Wilma de Faria, com esta concorrendo ao governo, e a petista, ao Senado, a qual classificou de “especulação”. “Quanto às especulações de aliança, com o PSB disputando o governo em composição com o PT para o Senado (…), o que se desenha para 2014 é uma disputa entre PT e PSB, tanto nacional quanto local, com candidaturas para a Presidência da República e para o Senado respectivamente”.

BLOCO

Feitos os esclarecimentos, a deputada petista defendeu que PT e PSD, agora reunidos em bloco, continuem a fazer conversas com os demais partidos políticos, à exceção do DEM e PSDB, “por entendermos que esses são os principais adversários no nosso projeto de desenvolvimento e justiça social que vem sendo implantado no país desde os governos do presidente Lula e da presidenta Dilma, além de lideranças empresariais e do movimento social”.

Essas conversas, de acordo com a deputada Fátima Bezerra, têm como objetivo a construção de um projeto para o Rio Grande do Norte que tenha consonância com o governo da presidenta Dilma, “que não é meu nem do vice-governador Robinson Faria, mas que deverá recuperar o estado desses caos administrativo e político implanta pelo Democratas e seus parceiros”, afirmou.

A candidata ao Senado concluiu o comunicado que da parte do PT consolida-se a disposição de disputar a vaga do Senado, ampliar o espaço na Assembleia Legislativa e manter a vaga na Câmara Federal. “A determinação é prosseguir na construção de uma frente verdadeiramente popular, com vistas às eleições de 2014″, afirmou.

Robinson Faria: “Houve grande avanço na aliança com o PT”

O presidente do PSD, Robinson Faria, considera que houve “grande avanço” nas articulações com o PT, partido da presidente da República, Dilma Rousseff, no quesito formação de aliança para o governo do Rio Grande do Norte. Ele também abordou dois fatos considerados importantes dentro do PT, que foram o anúncio do apoio do diretório do PT em Natal à candidatura dele a governadora, bem como a própria nota da deputada federal Fátima Bezerra (PT), que, na avaliação de Robinson, uniformiza o discurso do grupo, que agora passa a se reunir conjuntamente para discutir com outras legendas a sucessão deste ano. Na visão de Robinson, a aliança entre PSD e PT é “muito natural”.

“Não há mais dúvida da uniformidade de pensamento do PT, que é justamente o fortalecimento e a consolidação da aliança do PT com o PSD, com uniformidade, sem opinião divergente”. Na visão do vice-governador, “a aliança tem sido muito bem recebida”. E completa: “Os dois partidos foram muito bem assimilados pela população do Seridó, pela militância do PT, que demonstra afinidade com o nosso nome, especialmente a minha união com Fátima”.

Para Robinson, a aliança é “coerente também porque o PSD foi o primeiro anunciar apoio à reeleição de Dilma, o que é condição fundamental, já que o PSD está engajadíssimo, em nível nacional, na reeleição da presidente Dilma Rousseff”. Por isso que, segundo pessedista, “houve grande avanço, um desenho bem avançado na aliança com o PSD”.

CAMINHADAS

PT e PSD traçaram agendas. Os dois partidos, especialmente os líderes Robinson e Fátima, devem aparecer juntos em eventos estaduais. “Vamos continuar avançando. Vamos vencendo etapas. No carnaval, vamos caminhar juntos em alguns momentos, em Caicó e em Touros, por exemplo. Após o carnaval, vamos iniciar os encontros regionais, um em cada cidade polo. E a tendência é ir consolidando a aliança”, completou o vice-governador.

Na agenda conjunta consta reunião com o prefeito Carlos Eduardo, presidente estadual do PDT, em data a ser aprazada. “Iremos conversar com o PDT. Iremos juntos. Estamos otimistas. Até porque fomos dois partidos aliados de Carlos Eduardo em 2012 e estamos otimistas com a reunião com ele”, afirmou Robinson.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!