Após dez dias de preparação, a estreia na fase decisiva do Campeonato Estadual não foi a esperada pelo ABC. O time que
chegou a largar atrás no placar sofrendo um gol de Paulão, no primeiro tempo, fez uma partida abaixo da crítica na primeira metade do confronto, mas conseguiu melhorar no segundo tempo e chegou ao empate através do atacante Gilmar, que havia cobrado uma postura mais séria do alvinegro natalense quando descia para o intervalo. O resultado deixou as equipes dividindo a quarta colocação da Copa RN, disputada num sistema onde os seis times se enfrentam entre si, e quem somar o maior número de pontos ao final dessa fase de ida já terá garantida uma vaga na final, na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste.
Se mostrando um tanto desligado, o ABC foi uma presa fácil para os caicoenses na primeira etapa. A equipe não conseguia construir jogadas ofensivas, se mostrava vacilante em seu sistema defensivo e aí os corintianos iniciaram uma pressão em busca do gol. No primeiro lance, após uma indefinição da zaga, Leleu bate e obriga o goleiro Bruno Fuso a realizar grande defesa, o goleiro abecedista voltou a aparecer bem, depois na cobrança de escanteio quando Cris chutou e o camisa um mandou novamente para corner.
O time natalense tentava responder, mas a determinação dos caicoenses acabou se tornando mais efetiva aos 15 minutos, quando novamente de bola parada, Paulão subiu mais alto que os zagueiros, após escanteio, e colocou a bola no fundo da rede, fazendo justiça ao futebol que as duas equipes apresentavam naquele momento.
Também num escanteio o ABC chegou com Perigo, num desvio de Beto que fez o goleiro Wagner se virar para manter o Coríntians na frente do marcador. Depois que abriu vantagem, a equipe diminuiu de ritmo ao mesmo tempo em que os natalenses avançaram suas linhas, equilibrando um pouco a situação dentro de campo.
Mas os abecedistas estiveram muito longe de agradar o treinador Roberto Fernandes, que classificou o time de forma ofensiva na etapa inicial, como “nulo”. O auxiliar técnico Zé do Carmo, também decepcionado, acompanhou o pensamento do comandante e destacou que o ABC praticamente não havia entrado em campo.
Os atletas reconheceram que o time deixou muito a desejar diante do Coríntians. Para Somália faltou personalidade ao grupo que não pode tomar gols de bola parada e se mostrar tão apático quanto ocorreu no Marizão. O atacante Gilmar, por sua vez, criticou aquilo que definiu como a falta de força de vontade, cobrando uma postura totalmente diferente para segunda etapa.
Para tentar inverter a situação e quebrar a apatia da equipe, Roberto Fernandes realizou duas substituições, tirando Daniel Amora e Beto, para as entradas de Lúcio Flávio e Elvis. Ciente de que uma derrota, mesmo atuando em Caicó, seria desastrosa para os planos da equipe, o ABC partiu em busca do empate. Defensivamente, os atletas já não davam tantos espaços para os avanços corintianos.
Parecendo incomodado com a nova postura dos natalenses, o Coríntians recuou e já não circulava mais a área abcedista com a mesma frequência. Tentando se livrar da pressão do adversário, o time se entrincheirou atrás da linha de meio-campo em busca de um contra-ataque para resolver a situação, mas ele não acontecia. O ABC chegava cada vez mais com perigo no ataque e, aos 23, Gilmar marcou o gol de empate após um lance confuso na área do Galo, quando Lúcio Flávio tentou completar de bicicleta, não conseguiu mas a bola acabou sobrando a feição para o companheiro empurrar para o fundo do gol.
O ABC continuou pressionando em busca do gol da virada, mas o Coríntians soube se segurar. Irritado com a arbitragem que deu três minutos de acréscimo, Roberto Fernandes o chamou de conivente com a cera realizada pelos jogadores do time da casa para ganhar tempo e que não foram levados em consideração no momento dos acréscimos dados pelo juiz Edson Oliveira de Lima.
A rodada foi complementada com a vitória de virada do Alecrim sobre o Potiguar, no estádio Nogueirão, em Mossoró. Felipe Moreira fez os dois gols do verdão, enquanto Geovane marcou para o alvirrubro. Já em Ceará-Mirim, o Globo não tomou conhecimento do Baraúnas e, no terceiro confronto consecutivo entre os dois clubes, goleou o tricolor mossoroense por 4 a 0. Os gols foram marcados por Didi, Ricardo Lopes, Robson e Rael. E o campeão da Copa FNF continua invicto desde a sua fundação.
FICHA TÉCNICA
Coríntians de Caicó 1 x 1 ABC
Coríntians: Wagner, Nino Recife, Paulão, Edivan e Rogerinho; Fábio Coruja, Rafael Recife, Leleu e Vitor Leal (Tiago Santos); Cris e Ebinho. Técnico: Bira
ABC: Bruno Fuso, Michel Schmoller, Paulão, Samuel e Rayro, Daniel Paulista, Daniel Amora (Lúcio Flávio), Somália e Junior Xuxa (Lynneeker), Beto (Elvis) e Gilmar. Técnico: Roberto Fernandes
Árbitro: Edson Oliveira de Lima
Gols: Paulão/COR (15’/1ºT), Gilmar/ABC (23’/2ºT)
Local: Estádio Marizão
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!