Os primeiros dias da Operação Verão na praia de Tibau, distante 41,4 km de Mossoró, foram os mais tranquilos dos últimos anos. O trabalho foi intensificado a partir do
dia 27 de dezembro passado e até agora não houve nenhum registro de violência. Os problemas resumem-se a sete chamados por perturbação do sossego alheio, provocados por abuso de usuários de aparelhos de som. Não houve um chamado de furto ou roubo, por exemplo.
A atuação da PM na cidade está sob a responsabilidade do major Correia Lima, comandante do XII Batalhão de Polícia Militar (XII BPM), situado em Mossoró. A segurança na cidade está sendo realizada com cerca de 50 policiais, sendo a maior parte deles mantida através das chamadas diárias operacionais. Normalmente, a cidade conta com apenas três policiais por dia. Nesses 50 entram a equipe do Trânsito e do Policiamento Ambiental.
Correia explica que o policiamento é distribuído no município de acordo com a demanda. No meio da semana, boa parte dos veranistas volta para suas residências. O retorno à cidade litorânea começa a partir da quinta-feira, que é quando a carga máxima da PM é enviada. Assim, no meio da semana ficam cerca de 20 PMs, conforme Correia. Os 30 são enviados a partir da quinta, permanecendo até a noite do domingo, dia que começa o esvaziamento.
Diárias operacionais
Os policiais que estão trabalhando em Tibau são mantidos através das chamadas diárias operacionais. Devido à falta de policiais no RN (são menos de 10 mil no estado), a saída encontrada pelo Governo do Estado foi convocar o pessoal que está de folga. Para isso, eles recebem pagamento extra. No entanto, esse “extra” não é pago desde junho do ano passado. A previsão do comando-geral da PM é que a dívida seja quitada dia 10 deste mês.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!