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quarta-feira, janeiro 15, 2014

Reclamações contra bancos crescem 9% em dezembro, segundo BC

O número de reclamações contra bancos aumentou 8,9% em dezembro na comparação com novembro, de acordo com
levantamento do Banco Central (BC). No mês passado, foram registradas 2.508 reclamações procedentes, que infringem normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC.

Entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes, o HSBC ficou na liderança em número de queixas pelo segundo mês seguido.

Para montar esse ranking, o BC utiliza o número de reclamações procedentes dividido pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), multiplicado por 100 mil. Com isso, chega-se a um índice.

HSBC lidera em queixas, seguido por Santander, BB, Banrisul e Caixa
O HSBC teve 127 reclamações procedentes no mês passado e contava com 5.885.959 clientes sob o FGC. Com isso, seu índice foi de 2,15, contra 1,71 no mês de novembro.

O Santander seguiu na segunda colocação, com índice de 1,73. O banco espanhol teve 402 reclamações divididas entre 23,166 milhões de clientes.

O Santander informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "vem fazendo uma revisão dos seus serviços, ofertas e atendimento, com o intuito de torná-los mais simples e ágeis e, dessa forma, melhorar a satisfação dos clientes com o banco". 

O Banco do Brasil se manteve na terceira colocação, com índice de 1,31. Foram computadas 463 reclamações para um universo de 35,3 milhões de correntistas do BB.

O Banrisul tomou o lugar do Itaú na quarta colocação: com 2,3 milhões de clientes protegidos e 30 reclamações procedentes, o índice do banco gaúcho foi de 1,29.

Encerrando o "top five", pelo segundo mês consecutivo, está a Caixa Econômica Federal (CEF), com índice de 1,17, que reflete 648 reclamações para 55,06 milhões de clientes.

A reportagem do UOL entrou em contato com as instituições citadas e até a última atualização, apenas o Santander havia dado posicionamento. 

Reclamação mais comum é sobre débito não autorizado
No ranking geral de reclamações, os débitos não autorizados lideram a lista, com 444 ocorrências. Aqui, a Caixa segue líder, com 125 reclamações procedentes, seguida por Banco do Brasil (111) e Santander (99).

O segundo maior número de reclamações esteve relacionado à cobrança irregular de tarifas, com 335 reclamações, sendo 134 da Caixa, 88 do BB e 38 do Santander.

Já a prestação irregular de conta-salário aparece na sequência, com 231 queixas, sendo 93 referentes ao Santander.

A prestação de esclarecimentos incompletos/incorretos registrou 209 ocorrências, com a liderança do Bradesco (54 queixas).

Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o Société Générale seguiu na liderança em dezembro. O BNP Paribas aparece em segundo, seguido por Bonsucesso, BMG e PanAmericano.

13 queixas contra administradoras de consórcio
Entre as administradoras de consórcio, o Banco Central somou 13 reclamações no mês passado, mesmo número observado em novembro. As principais reclamações envolvem liberação de créditos e esclarecimentos incompletos.

Reprodução Cidade News Itaú

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