Páginas

terça-feira, janeiro 28, 2014

Problemas com carros e batida de Hamilton. 2014 começa complicado na F-1

O primeiro dia com o novo regulamento da Fórmula 1, que tem profundas alterações na aerodinâmica dos carros, deixando
os bicos mais baixos, e nos motores, que passaram a ser turbo V6, em substituição aos antigos V8 aspirados, foi marcado por uma série de problemas em Jerez de la Frontera.

Dentro da pista, a Ferrari foi a mais rápida de todo o dia, representada pelo finlandês Kimi Raikkonen, que retorna à escuderia italiana após quatro temporadas. O piloto fez o tempo de 1min27s104, apenas 0s716 abaixo de Lewis Hamilton, da Mercedes. A Ferrari foi a equipe que mais correu no primeiro teste, dando 31 voltas, contra 18 da Mercedes.

Melhor da manhã, Hamilton não escapou de um acidente. Um problema com a asa dianteira da Mercedes fez com que a peça passasse por baixo do carro. Sem controle, o piloto acabou parando no muro. Hamilton saiu do carro sem maiores problemas e passa bem. A equipe alemã investiga as causas do acidente.

O piloto britânico classificou o ocorrido como "falta de sorte", e se disse chateado por ter que interromper o treino "quando estávamos trabalhando com tanta força". Hamilton, no entanto, disse esperar que "essas coisas aconteçam agora", e não quando o campeonato começar, em março. O campeão mundial de 2008 disse estar "orgulhoso" da Mercedes.

O brasileiro Felipe Massa está escalado para guiar a Williams apenas nos dois últimos dias de treinos em Jerez, quinta e sexta. Valteri Bottas estreou o novo carro, mas teve pouco tempo na pista. A equipe só ficou pronta na última hora do dia de treinos, mas o finlandês conseguiu fazer a terceira melhor marca.

Quem também deixou a estreia para os últimos minutos do dia de testes foi a Red Bull. O atual tetracampeão Sebastian Vettel estreou o RB10, que foi anunciado pouco antes da sessão começar, mas apenas deu as chamadas "voltas de instalação", sem marcar tempo.

Ferrari e Force India tiveram problemas logo na primeira volta de seus carros em Jerez. Raikkonen ficou parado no meio da pista e teve que voltar para os boxes de carona em um carro de assistência. O mexicano Sérgio Perez também não teve sucesso no primeiro contato com sua nova equipe.

A Toro Rosso conseguiu fazer seu piloto Jean Eric-Vergne completar uma volta no período da manhã, mas viu o tempo ficar quase 9 segundos acima de Hamilton. Apenas os dois completaram voltas até então. À tarde, Vergne também viu seu carro parar, desta vez no trecho entre as curvas 4 e 5 do circuito.

A série de problemas deste primeiro dia em Jerez atrasou a estreia de Caterham, Sauber, Red Bull e Williams, que só colocaram seus carros na pista na parte da tarde. A Marussia informou que só vai anunciar o novo carro e colocar o modelo na pista no segundo dia de testes, nesta quarta-feira.

A McLaren ficou fora por problemas elétricos com o carro. A equipe disse ao site da revista Autosport que espera a reinstalar os sistemas para que Jenson Button consiga inaugurar o novo modelo no segundo dia de testes.

A próxima sessão de treinos será nesta quarta-feira, entre 6h e 14h (horário de Brasília). As equipes têm todo esse tempo, exceto uma pausa para almoço entre 10h e 11h (em Brasília, 12h locais), para fazer as voltas na pista.

Confira a classificação do primeiro dia de testes em Jerez:

1 Raikkonen (Ferrari) 1min27s104
2 Hamilton (Mercedes) 1min27s820
3 Bottas (Williams)   1min30s104
4 Perez (Force India) 1min33s161
5 Vergne (Toro Rosso) 1min36s530
6 Gutierrez (Sauber)  1min42s257
7 Vettel (Red Bull) não marcou tempo
8 Ericsson (Caterham) não marcou tempo

McLaren e Marussia não conseguiram colocar os carros na pista. A Lotus não participa dos testes de Jerez e optou por começar a temporada no Bahrein, em fevereiro.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!