O Ministério da Previdência Social informou ontem (23) que o prazo para que aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
realizem a renovação de sua senha para o recebimento dos benefícios foi prorrogado até 31 de dezembro de 2014. Essa é a segunda prorrogação do procedimento chamado prova de vida. A primeira foi em agosto de 2013 e a segunda seria no próximo dia 28 de fevereiro.
Renovação de senha acontece no banco onde o segurado recebe benefício, e não na agência da Previdência Social, como tem acontecido. O objetivo é evitar que irregularidades sejam cometidas, como o pagamento a beneficiados pós-óbito.
Os números oficiais mostram que, até 14 de janeiro, mais de 26,3 milhões de segurados já haviam realizado a renovação. Entretanto, outros 4,7 milhões (15% do total dos 31,2 milhões de benefícios ativos da Previdência Social) ainda não haviam realizado. Destes, 97% (4,5 milhões de benefícios) são segurados que recebem por meio de conta corrente e devem, obrigatoriamente, fazer a renovação.
No Rio Grande do Norte, dos 526.685 segurados, 420 mil já realizaram a renovação da senha. Quem não fizer a comprovação pode ter o benefício bloqueado pela Previdência Social.
Para a renovação da senha basta levar um documento de identificação com foto e de fé pública para realizar o procedimento. A renovação pode ser feita por meio de procuração, desde que o procurador tenha sido previamente cadastrado no INSS.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!