Atendendo às recomendações do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), criado em abril de 2013 pelo Ministério da Saúde, o
Hospital Giselda Trigueiro instituiu, na semana passada, o seu Núcleo de Segurança do Paciente.
O objetivo é estabelecer políticas e diretrizes de trabalho, a fim de promover uma cultura hospitalar voltada para a segurança dos pacientes, através do planejamento, desenvolvimento, controle e avaliação de programas e tecnologias, que visem garantir a qualidade dos processos na Instituição, incluídas ações de controle sanitário e regulamentação, imprescindíveis para identificar precocemente a ocorrência de eventos que afetam a segurança do paciente.
De acordo com Milena Martins, diretora geral do hospital, a equipe do Núcleo tem 60 dias para definir protocolos e pensar estratégias de funcionamento, visando a segurança do paciente e a prevenção de riscos futuros. “No mês de abril vamos promover um seminário para divulgar o tema entre os servidores e os próprios pacientes”, comentou Milena.
O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Giselda Trigueiro é constituído pelo Diretor Técnico do Hospital e por representantes dos setores de Farmácia, UTI, Enfermagem, Serviço Social, Radiologia, Nutrição, Fisioterapia e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. O Departamento de Infectologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participa prestando assessoria ao Núcleo.
A atuação se dará em áreas como: prevenção de infecções; procedimentos cirúrgicos e de anestesiologia; prescrição, transcrição, dispensação e administração de medicamentos; processos de identificação de pacientes; comunicação no ambiente dos serviços de saúde; prevenção de quedas e úlceras por pressão; transferência de pacientes entre pontos de cuidado; e uso seguro de equipamentos e materiais.
São atribuições do Núcleo de Segurança do Paciente: Elaborar, implantar, divulgar e manter atualizado o Plano de Segurança do Paciente; Acompanhar as ações vinculadas ao Plano de Segurança do Paciente; Identificar pontos críticos para a segurança do paciente; Aprovar e implantar os Protocolos de Segurança do Paciente e realizar o monitoramento dos seus indicadores; Definir políticas, diretrizes e estabelecer barreiras para a prevenção de incidentes nos serviços de saúde; Elaborar e viabilizar junto à Administração a implementação de ações para instituir sistemas mais seguros.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!