A Globo não é mais a mesma. No último domingo, a emissora permaneceu durante uma hora e 54 minutos sem intervalos comerciais,
em pleno horário nobre. Lançou mão de uma estratégia de programação que sempre criticou na Record e no SBT, por privilegiar a audiência.
Depois de um bloco de quatro minutos comerciais no Domingão do Faustão, a Globo ficou sem intervalos das 19h20 até as 21h14. Foram hora e 25 minutos de Domingão do Faustão e 29 minutos de Fantástico sem ir para o break.
Nesse período, houve apenas uma ação de merchandising, às 20h07, com a apresentação de um teaser de uma nova campanha de uma marca de calçados, e uma locução informando o patrocinador do Fantástico.
O que a Globo fez é chamado de estratégia de guerrilha. A emissora fez um intervalo comercial exatamente no momento em que a Record trocava O Melhor do Brasil pelo Domingo Espetacular, sua maior audiência atualmente, e só voltou a ter break quase uma hora e meia depois. Assim, fez tudo o que podia para manter seu telespectador longe do controle remoto. Funcionou. O Domingo Espetacular perdeu um ponto em sua média (deu 9 na Grande São Paulo).
Fontes da Globo negam que tenha sido uma estratégia de programação para combater a Record. Dizem que o Domingão do Faustão já estava gravado desde dezembro com a "paginação" levada ao ar. E que o longo tempo sem intervalo foi uma coincidência, porque as Vídeo Cassetadas foram maiores.
No domingo anterior, contudo, o Domingão do Faustão foi quase tão longo quanto o úlitimo (três horas e 44 minutos) e houve um intervalo das 20h21 às 20h27.
A Globo, que está cada vez mais “flexível”, na definição de seu diretor-geral, Carlos Henrique Schroder, se aproxima dessa forma do SBT e da Record. Além do corte de comerciais, está reduzindo a duração de novelas que estão com problemas de audiência (caso de Joia Rara e Além do Horizonte) e ontem, passou a reprisar uma nova novela no Vale a Pena Ver de Novo enquanto exibe a última semana da que está acabando. O SBT faz isso desde os anos 1980.
Reprodução cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!