O governo federal reconheceu a situação de emergência dos 37 municípios alagoanos que sofrem com a seca provocada pelo longo período de estiagem. A Portaria, da
Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Social, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 13 de janeiro.
Segundo a assessoria de comunicação da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil de Alagoas (Cedec), o procedimento junto ao governo federal é importante porque garante o envio de recursos federais ao governo de Estado para ações de combate a seca.
Decreto
O governo do Estado publicou um novo decretou, no último dia 3 de janeiro, reconhecendo a situação de emergência em 37 municípios alagoanos devido à seca. O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), expõe a necessidade da medida devido à falta de chuvas no semiárido alagoano e os impactos decorrentes das perdas na atividade agropecuária da região e diante da ausência do líquido nos reservatórios utilizados para consumo humano.
Conforme o documento, foram declarados em situação de emergência por 180 dias os municípios de: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia e Major Isidoro.
Além dos municípios de Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olho D’Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.
Reprodução cidade News Itaú
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